Anúncio

Como adubar corretamente a sua horta? Veja dicas importantes para as suas plantas

Saiba qual é a frequência e a quantidade ideal de adubo para a sua horta, sem haver exageros que possam prejudicar o cultivo!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 15 de março – Está com dúvidas sobre a quantidade e a frequência de adubação do solo de suas plantas? Veja hoje no Horta, Jardim e Cia, dicas de como adubar corretamente sua horta e veja métodos para melhorar o aspecto e a produtividades de suas plantas.

Continua depois da publicidade

Além disso, veja abaixo alguns nutrientes que são necessários para as plantas, como o potássio, fósforo e o nitrogênio. E saiba como aplicar a quantidade ideal sem haver exageros.

Aprenda a adubar corretamente a sua horta: melhore a produtividade

Conheça alguns segredos para adubar corretamente a sua horta e melhore o aspecto das hortaliças e aumente a produção das plantas frutíferas. Veja abaixo, algumas técnicas importantes para o manejo do solo.

Continua depois da publicidade
Como adubar corretamente sua horta
Como adubar corretamente a sua horta? Veja dicas importantes para as suas plantas. Foto: Canva Pro

Leia também: Como cultivar lichia? Veja como fazer em sua casa para ter essa fruta exótica sempre com você

Adubação orgânica

A adubação orgânica é geralmente feita com adubo curtido.

Coloque de 15 a 20 litros de esterco de vaca, ou 5 litros de esterco de galinha, a cada metro quadrado do canteiro da sua horta. Lembre-se de que o esterco deve estar bem incorporado ao solo.

O ideal é que a adubação seja realizada de 25 a 30 dias antes do plantio de suas hortaliças. Isto porque, se o esterco não estiver no ponto exato, ele continuará o processo de fermentação, causando aquecimento e, assim, matando as hortaliças que tiverem contato com ele.

Por fim, saiba que a adubação orgânica é de extrema importância para o solo, visto que não apenas oferece uma boa carga de nutrientes às plantas, como também propicia maior penetração da água e do ar na terra. Com isso, facilita a proliferação de animais e plantas que vivem no solo e o deixam vivo e fértil.

Adubação química

Já a adubação química, também conhecida como adubação mineral, pode ser realizada adicionando 200 gramas de superfosfato simples e 40 gramas de cloreto de potássio por metro quadrado da horta.

Além disso, é essencial que haja a incorporação na terra. Outra boa opção é, ao invés de espalhar os adubos simples, colocar cerca de 250 gramas de adubo químico da fórmula 4-14-8.

O fósforo é necessário na formação e desenvolvimento das raízes, pois auxilia no pegamento das mudas.

Ele também contribui para a formação das flores, frutos e sementes, bem como participa do desenvolvimento dos talos e ramos grossos e fortes.

Enquanto isso, o potássio terá grande papel na qualidade das hortaliças. Quando colocado em quantidades adequadas, ajuda a proporcionar frutos mais robustos, resistentes às doenças e se fixam melhor nos galhos.

Como adubar corretamente sua horta
Como adubar corretamente a sua horta? Veja dicas importantes para as suas plantas. Foto: Canva Pro

Por fim, o nitrogênio potencializa o brilho e tamanho das folhas. Isto ajuda a planta a crescer ainda mais.

É extremamente importante que à terra onde irá cultivar suas hortaliças tenha tudo que as plantas precisam para desenvolver-se rapidamente e com saúde. É por isso mesmo que o processo de adubação torna-se parte essencial do plantio.

Basta escolher o método de adubação que mais se adéqua às suas expectativas e começar agora mesmo a preparar o solo para colher hortaliças suculentas e cheias de nutrientes!

Por fim, leia também: Veja como cultivar tomate cereja em vaso de maneira eficiente

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...