Anúncio

Como fazer adubo NPK? Faça suas plantinhas ficarem fortes por mais tempo

Aprenda agora a fazer um adubo poderoso para as suas plantas, com ingredientes que iriam para o lixo!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Você conhece ou já ouviu falar no adubo NPK? Saiba que esse poderoso adubo, é capaz ajudar no crescimento e fortalecimento das plantas, sendo uma forma de alcançar os mais altos níveis de produção de flores, frutas e hortaliças. Por isso, hoje 20 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá explicar o passo a passo de como fazer o adubo NPK em casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda como fazer adubo NPK

Adubar as plantas é de extrema importância para que elas sempre se desenvolvam de forma saudável. Logo, sem muitas complicações. Assim, os tipos de adubos e frequência de uso variam de acordo com cada espécie.

Além disso, antes de aplicar ou comprar, verifique qual é o melhor tipo de adubo para a sua planta. Aprenda hoje a fazer o adubo NPK para que suas plantas fiquem fortes por muito tempo.

Continua depois da publicidade
Adubo NPK
Como fazer adubo NPK? Faça suas plantinhas ficarem fortes por mais tempo. Foto: Canva Pro

Leia também: Violetas sem botões? Essa misturinha vai fazer toda diferença

Quais são os tipos de adubo

Os adubos são divididos em dois tipos: existem aqueles que são orgânicos e os químicos. Os adubos orgânicos são aqueles naturais diferentemente dos químicos.

Nesse caso, a grande diferença entre cada um é o tempo de absorção dos nutrientes. Com a adubação orgânica as plantas absorvem os nutrientes de forma diferentemente dos químicos. Já com os químicos a atuação do adubo é mais duradora.

Sobre o adubo NPK

Primeiramente, o adubo NPK é ótimo para as plantas, já que libera potássio, nitrogênio e fósforo por longo tempo. Além de micronutrientes perfeitos para a formação das suas plantinhas.

Como o adubo vai liberando todos os nutrientes de forma gradativa, o solo sempre vai estar bom para cultivo. Assim, as plantas vão estar sempre bonitas e bem formadas. Assim  também é necessário fazer apenas algumas manutenções pequenas ao longo do cultivo.

O fósforo ajuda na formação da clorofila e aumenta a capacidade da planta de absorver os elementos férteis do solo. Afinal, ela age no desenvolvimento radicular do solo. O potássio contribui na formação de tubérculos e rizomas. Dessa forma, fortalece os tecidos vegetais e ajuda contra a seca.

Adubo NPK
Como fazer adubo NPK? Faça suas plantinhas ficarem fortes por mais tempo. Foto: Canva Pro

Como fazer o adubo

O preparo desse adubo é bem simples, basta colocar uma casca de banana, borra de café e a casca de um ovo em um liquidificador. Desse modo, bata todos os ingredientes e pronto! Seu adubo está prontinho para ser usado.

Ele pode ser aplicado diretamente nas plantas com pequenas quantidades. Não é necessário despejar muito do líquido na terra. Pequenas quantidades já são o suficiente para um bom resultado. Se preferir borrife moderadamente o líquido nas plantas para um ótimo resultado.

O adubo deve ser usado de acordo com o tipo de planta. Logo, verifique em quais períodos de tempo será necessário usar o adubo para que as plantas tenham um maior desempenho e possam se desenvolver de forma ainda mais saudável.

Por fim, tenha sempre em mente que quanto mais adubar o solo maior será o desempenho da planta.

Leia também: Veja como fazer mudas de antúrio que vão gerar belas plantas

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...