Anúncio

Como fazer um adubo com casca de ovo e borra de café? Aprenda o passo a passo

Aprenda a fazer esse adubo incrível para suas plantas, gastando praticamente nada!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 04 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Que tal aprender a fazer um adubo com casca de ovo e borra de café? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar os segredos para fazer esse adubo em sua casa, de uma maneira muito fácil e prática, utilizando apenas ingredientes que iriam para o lixo.

Continua depois da publicidade

Como fazer um adubo com casca de ovo e borra de café? Aprenda o passo a passo

Que tal fazer um adubo barato em sua casa, repleto de nutrientes que ajudam no crescimento e desenvolvimento das plantas? Saiba que isso é possível, utilizando cascas de ovos e borra de café que iriam para o lixo.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, o passo a passo de como fazer esse incrível adubo orgânico, que pode ser utilizado no cultivo de plantas frutíferas, hortaliças e flores.

Dessa maneira, além de deixar as plantas mais bonitas e produtivas, elas também irão se tornar mais resistentes contra as pragas.

Como fazer um adubo com casca de ovo e borra de café
Como fazer um adubo com casca de ovo e borra de café? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Além disso, leia também: Quais são as 05 pimentas mais ardidas e que podem ser produzidas no Brasil?

Como fazer o recolhimento da casca de ovo e da borra de café

Primeiramente, você deve separar os ingredientes, que são a casca de ovo e borra de café. Nesse caso, eles podem ser separados durante o dia a dia ao utilizar o lixo da sua cozinha.

Uma dica interessante, é ir separando as cascas de ovos e ir limpando todas elas, para em seguida  guardar. Da mesma maneira, temos a borra de café que pode ser adquirida de forma muito simples, após tomar o seu café.

Para isso, você deve separar a borra de café e ir guardando em um pote para utilizar como adubo e não deve conter nenhum tipo de adoçante ou açúcar.

Preparo dos ingredientes

Em seguida, é necessário fazer a preparação dos ingredientes, para que eles possam ser utilizados como adubo. Em relação a borra de café, não pode conter outros resíduos e ela precisa estar no estado frio, para não prejudicar as suas plantas.

Sobre a casca de ovo, você deve colocá-las em um triturador de alimentos ou liquidificador. Em seguida, comece a bater até que as cascas se tornem uma farinha.

Produzindo o adubo

Após seguir os passos anteriores, coloque os ingredientes dentro de um pote com partes iguais de casca de ovo e de borra de café.

Em seguida, com uma colher, você deve misturar até ficar bem incorporado e formem uma mistura.

Como fazer um adubo com casca de ovo e borra de café
Como fazer um adubo com casca de ovo e borra de café? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Aplicando o adubo de forma direta na horta ou no jardim

Em seguida, para fazer a aplicação do adubo, você deve utilizar uma colher de sopa e espalhar em volta da sua planta e afastado do caule, para não queimar as raízes.

Por fim, leia também: Aprenda os segredos para o alecrim ficar sempre cheio e bonito: confira super dicas de cultivo aqui

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...