Anúncio

Como plantar semente em casca de ovo? Aprenda a fazer e transplantar mudas em casa

Saiba como fazer um berço para mudas novas e como transplantá-las para o vaso!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 23 de março – Você conhece ou já ouviu falar em uma técnica de plantio feita em casca de ovos? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como plantar semente em casca de ovo, considerada uma técnica muito eficiente para a germinação de sementes.

Continua depois da publicidade

Além disso, abaixo iremos ensinar o passo a passo de todo o processo, que vai desde fazer a sementeira até o transplante de mudas, que é necessário para o crescimento da planta.

O que é necessário para fazer esse tipo de plantio

Primeiramente, saiba que você não precisa de muito para fazer esse plantio. Pois, basta ter uma caixa de papelão de ovos e a mesma quantidade de ovos que vier na caixa.

Continua depois da publicidade

Além disso, é importante lembrar que nesse processo não haverá desperdício. Lembre-se de higienizar os ovos, antes de começar a preparar a sua sementeira.

Como plantar semente em casca de ovo
Como plantar semente em casca de ovo? Aprenda a fazer e transplantar mudas em casa. Foto: Canva Pro

Leia também: Caixa de ovo? Não jogue fora e faça uma sementeira incrível para hortas

Veja o passo a passo de como fazer

Inicialmente, retire os ovos da caixa, higienizando um a um. Em seguida, separe um recipiente para colocar os ovos que serão quebrados gentilmente. Dessa forma, retire a clara e a gema deixando apenas a casca vazia.

Aliás, é importante que você faça um pequeno furo na casca para tentar mantê-la intacta. Após isso, limpe bastante a casca por dentro para não sobrarem resquícios do ovo.

Então, deixe secar e coloque diretamente na sua caixa de ovos. Em seguida, com as cascas já higienizadas coloque a sua terra adubada até a metade das cascas. Após isso, coloque as sementes de sua preferência, entre 3 ou 4 delas.

Por fim, faça a rega com uma colher de chá de água todos os dias até que a sua semente faça germinação.

Dica extra

para você não se perder e não esquecer do que plantou, uma ótima opção é colocar palitos de picolé com os nomes de cada planta, hortaliça que irá cultivar.

A propósito, você pode escrever diretamente no palito, ou pode colocar um papel colado no palito como forma de bandeirinha. Desta forma, não haverá confusão na hora de transplantar as suas mudas.

Como plantar semente em casca de ovo
Como plantar semente em casca de ovo? Aprenda a fazer e transplantar mudas em casa. Foto: Canva Pro

Plantar semente em casca de ovo: como transplantar mudas

Com a sua sementeira já pronta, começando a germinar, você já pode fazer o transplante delas para a sua hortinha. Aliás, como as plantações foram feitas em casca de ovos, você não precisa retirar as cascas para fazer o plantio no solo com as mudas.

Basta você colocá-las junto das outras plantas iguais a elas. Dessa maneira, basta ter as mesmas precauções e cuidados.

Portanto, com todos esses cuidados básicos que você terá com suas sementes, vai ficar muito mais fácil ter novas mudas em sua casa de diferentes espécies. Então, aproveite para começar hoje mesmo a sua sementeira.

Por fim, leia também: Saiba como fazer um adubo com casca de ovo e borra de café poderoso e fácil

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Carregando comentários aguarde...
...