Anúncio

Conheça 3 pragas que atacam mais no inverno

Saiba como criar barreiras contra pragas que atacam nas épocas mais frias do ano!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 24 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Conheça 3 pragas que atacam mais no inverno e que condenam as suas plantas em poucos dias. Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, como proteger suas plantas de uma forma simples e prática, utilizando truques caseiros que substituem os agrotóxicos.

Continua depois da publicidade

Conheça 3 pragas que atacam mais no inverno: saiba como proteger suas plantas

Quem gosta de cuidar do seu próprio jardim sabe como é desafiador lidar com pragas.  Além disso, é preciso conhecer o comportamento desses organismos em todas as estações. Assim, você saberá quais são os métodos mais eficazes em cada época.

Continua depois da publicidade
Conheça 3 pragas que atacam mais no inverno
Conheça 3 pragas que atacam mais no inverno. Foto: Canva Pro

O perigo do ácaro e suas variações perigosas

Existem 3 tipos de ácaros que atacam as plantas durante o inverno. Esses são os ácaros vermelhos, brancos e microácaros. Dentre eles, os mais perigosos são os microácaros, pois não podem ser vistos sem ajuda de microscópios.

Há um inseticida que você pode produzir na sua casa mesmo. Primeiro, separe 2 cebolas de tamanho médio e 1 litro de água. Então, bata os dois no liquidificador até virar uma pasta. Coe bem e dilua o produto final em nove potes diferentes.

Para bons resultados, faça a aplicação uma vez por semana. Entretanto, se chover no dia de passar o produto, reaplique-o. Dessa forma, você previne e mata os ácaros existentes. Além disso, a mistura pode ser conservada no congelador por até 6 meses.

Qual é a melhor forma para tratar plantas infectadas por fungos?

Durante o inverno, a luminosidade que as plantas recebem costuma ser reduzida. Assim, fica mais fácil para que haja a proliferação de fungos. Além disso, eles podem ser atraídos pela umidade elevada do ambiente em estações mais frias.

Como existem muitos tipos de fungo, é necessário que você faça um tratamento generalizado. No entanto, se isso não resolver, procure especialistas para identificar esse fungo antes que seja tarde.

Para cuidar de plantas afetadas, prepare uma mistura caseira simples. Primeiro, mistura 1 litro de água a 2 gotas de detergente neutro. Adicione uma medida de vinagre de álcool. Aplique a mistura a cada duas semanas.

Como combater a ameaça dos pulgões durante o inverno?

Apesar de se reproduzirem melhor no calor, os pulgões continuam atacando as plantas durante o inverno. Eles se alimentam de sua seiva e retardam o crescimento delas. Dessa forma, são capazes de matar um espécime em um tempo bem curto.

Pensando em economizar e se livrar dessas pragas, guarde todo o leite azedo de sua casa. Com ele, você poderá preparar, então, uma mistura caseira para acabar com essa praga. Além desse item, você também precisará de 1 litro de água.

Em um recipiente, coloque 5 medidas de água e 1 medida do leite azedo. Você pode pingar algumas gostas de limão para amenizar o cheiro do leite. Então, misture bem e coloque o produto em um borrifador. Aplique até 2 vezes por semana.

3 pragas atacam inverno
Conheça 3 pragas que atacam mais no inverno. Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Observe no artigo do Estadão algumas dicas sobre como cuidar dessas plantas, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Carregando comentários aguarde...
...