Anúncio

Elimine a tiririca do jardim: aprenda a fazer um mata mato caseiro baratinho

Aprenda a eliminar as tiriricas de uma vez por todas com essa receitinha de mata mato caseiro super simples

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro,13 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Seu quintal ou gramado, estão infestados por tiritira? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como eliminar a tiririca do jardim com um mata mato caseiro baratinho que você mesmo pode fazer, utilizando ingredientes que você já tenha em sua casa.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, você não irá precisar investir em herbicidas que são caros e que nem sempre resolvem o problema.

Aprenda a fazer um mata mato caseiro baratinho

Existem várias razões para remover o mato, do seu jardim e do seu gramado. Isso porque, além de ser esteticamente desagradável, as tiriricas são ervas invasoras que roubam os nutrientes que estão presentes no solo das plantas, através das suas raízes destrutivas.

Continua depois da publicidade

Apesar de parecer simples eliminar as tiriricas, saiba que ao arrancar com as mãos, ela poderá quebrar a raiz dentro do solo e brotar novamente.

Por isso, a melhor saída é apelar para herbicidas que agem rapidamente, como é o caso do glifosato por exemplo.

No entanto, basta perguntar o preço desse veneno em uma loja de jardinagem, que você irá se assustar com o valor. Nesse caso, a melhor saída para  a eliminar a tiririca do seu jardim sem gastar muito, é fazendo o seu próprio herbicida caseiro.

Para isso, abaixo iremos explicar o passo a passo de como fazer e também a maneira correta de como deve ser aplicado.

Elimine a tiririca do jardim
Elimine a tiririca do jardim: aprenda a fazer um mata mato caseiro baratinho. Foto: Canva Pro

Leia também: Misturinha para bombar o crescimento de brotos nas plantas

Ferva água com sal

Para fazer um mata mato caseiro, você pode ferver um litro de água. Em seguida, quando alcançar a fervura, você deve colocar uma colher de sal e mexa bem a solução para dissolver completamente.

Para fazer a aplicação, primeiro você deve esperar esfriar totalmente, para não queimar as suas plantas que sejam benéficas. Feito isso, aplique sobre o solo como se fosse uma rega e sem encharcar, somente o necessário para umedecer o solo.

Adicione vinagre

Uma outra solução que você pode preparar, é utilizando o vinagre em sua composição. Afinal, o vinagre é um ingrediente que sempre temos em casa e que também pode ser usado como mata mato.

Para isso, você deve ferver um litro de água e quando alcançar a fervura, mistura 3 colheres de sopa de vinagre. Caso queira colocar uma quantidade maior de vinagre, a solução poderá ficar potente.

No entanto, saiba que o vinagre consegue destruir toda e qualquer planta, devido ao seu alto teor de acidez, capaz de tornar a terra infértil para o cultivo de outras plantas.Por isso, tome muito cuidado com a escolha desse ingrediente.

Nesse caso, é sempre importante que você faça uma analise do rótulo e prefira um vinagre com 20% de ácido acético.

Para realizar a aplicação, coloque a solução em um recipiente spray e faça a pulverização de uma ver por dia na área, durante uma semana. Além disso, evita aplicar em excesso, para não prejudicar o solo e as outras plantas.

Elimine a tiririca do jardim
Elimine a tiririca do jardim: aprenda a fazer um mata mato caseiro baratinho. Foto: Canva Pro

Saiba mais cuidados para se ter com sua horta

Além de eliminar as tiriricas do solo, alguns cuidados são essenciais para sua horta, portanto, veja mais nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: 4 dicas valiosas para manter suas plantas belas no outono

Saiba COMO FAZER um MINI BOLO VULCÃO para VENDER e como fazer uma RENDA EXTRA com especialistas

Carregando comentários aguarde...
...