Anúncio

Enraizar orquídeas rapidamente: conheça suas necessidades e estimule o seu enraizamento

Cultive orquídeas sem dificuldades, utilizando técnicas de manejo que aceleram o processo de enraizamento!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Quando se trata de decoração, as flores são a peça chave para um ambiente mais moderno, sofisticado e com um ar mais natural. No entanto, quando optamos pelas orquídeas, elas exigem um cuidado ainda maior durante o processo de enraizamento. Por isso, hoje 20 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá ensinar algumas dicas de como enraizar orquídeas rapidamente.

Continua depois da publicidade

Saiba como enraizar orquídeas rapidamente

As orquídeas não costumam ficar muito altas, e por esse motivo, elas são utilizadas para a decoração de interiores. No entanto, além de serem muito elegantes, elas deixam o ambiente com um odor muito agradável.

Incidência solar

De origem tropical, as orquídeas gostam de sol, mas sem exageros. Portanto o ideal é mantê-las perto de uma janela com luz indireta, onde tenha uma boa entrada de claridade. Dê preferência ao início da manhã (até 10h) ou no fim de tarde (após 16h).

Continua depois da publicidade
Como enraizar orquídeas rapidamente
Enraizar orquídeas rapidamente: conheça suas necessidades e estimule o seu enraizamento. Foto: Canva Pro

Leia também: Como plantar urucum? Tenha colorau no seu quintal

Umidade

Além da incidência da luz, a rega pode influenciar no enraizamento da sua planta. Pois de um modo geral, as orquídeas são sensíveis tanto ao excesso quanto a escassez de água. Dessa forma, o ideal é fazer um teste para avaliar a umidade da terra.

Se após colocar o dedo em aproximadamente 2cm abaixo do vaso e então ele sair limpo, significa que a flor precisa de mais água, pois está muito seca. Entretanto, se o dedo estiver sujo de terra, isso quer dizer que o vaso tem muita água; já se o dedo estiver com alguns pedacinhos de terra, a rega está ideal!

Um enraizamento de sucesso

A raiz é a parte principal das orquídeas. É por ali que elas absorvem toda a umidade e nutrientes. Sendo então uma parte essencial dessas flores, muitas pessoas começam a se preocupar caso as orquídeas demorem a enraizar.

Plantio de orquídeas com carvão

A primeira dica é plantar as orquídeas junto com carvão. Isso mesmo. Pois muitas orquídeas debilitadas ao serem plantadas junto com carvão desenvolvem novas raízes mais rapidamente. Mas para isso triture um pouco de carvão e coloque misturado a terra onde irá plantar a orquídea.

Adubos orgânicos para orquídeas

Adubos orgânicos são outra fonte de enraizamento rápido, pois eles fortalecem as orquídeas. Se a planta tem força, ela vai emitir novas raízes.

Muitas pessoas optam pelos adubos já prontos e conhecidos como a torta de mamona, com farinha de ossos e o bokashi. Entretanto, para uma solução mais prática, muitos acabam utilizando o feijão como enraizador.

Como enraizar orquídeas rapidamente
Enraizar orquídeas rapidamente: conheça suas necessidades e estimule o seu enraizamento. Foto: Canva Pro

Água de feijão

O feijão possui um hormônio chamado Ácido Indolbutírico, que é encontrado na casca e no broto do feijão. O preparo desse enraizador é bem fácil.

No entanto, coloque em um prato, meia xícara de café de feijão, juntamente com um pouco de água (não cobrir totalmente os feijões) e deixar descansando de 5 a 6 dias. Após esse período, o feijão estará germinado.

Colocar todo o conteúdo do prato (feijão germinado e o líquido que estiver junto) em um borrifador com 500ml de água filtrada e deixar descansar por 1h. Então após esse período, utilize o enraizador. Para isso, basta borrifar em sua orquídea para acelerar seu enraizamento.

As orquídeas não são plantas difíceis de cuidar, como muitos dizem. Com uma boa luminosidade, água e nutrição adequada, ademais essas plantas podem se manter saudáveis e bonitas por muito tempo.

Leia também: Como adubar terra para horta: veja dicas para fazer da maneira certa

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...