Anúncio

Inseticida caseiro à base de alho: aprenda a preparar em sua casa e saiba como aplicar

Conheça um incrível inseticida que pode ser feito em sua casa, de uma maneira barata!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 02 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Que tal aprender a fazer um incrível inseticida caseiro a base de alho? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como fazer e utilizar esse inseticida em sua casa, para acabar de vez, com as pragas que podem estar atacando as suas plantas, como os  ácaros, cochonilhas, pulgões e até mesmo lagartas.

Continua depois da publicidade

Inseticida caseiro à base de alho: aprenda a preparar e utilizar em sua casa

Considerado um dos alimentos mais ricos da natureza, o alho é o bulbo de uma planta denominada Allium Sativum.

A princípio, essa planta é de origem asiática, sendo utilizada há milhares de anos por tribos e civilizações antigas, que buscavam em suas propriedades medicinais, a cura de diversos tipos de doenças.

Continua depois da publicidade
Inseticida caseiro a base de alho
Inseticida caseiro à base de alho: aprenda a preparar em sua casa e saiba como aplicar. Foto: Canva Pro

Leia também: Quais temperos podem ser plantados juntos em um mesmo vaso? Veja algumas opções

Para que serve o inseticida a base de alho?

A princípio, o alho é uma poderosíssima planta que agrega compostos importantes no organismo, sendo comumente utilizado como tempero.

Além disso, o seu uso não se restringe apenas aos benefícios a nossa saúde. Isso porque, o alho é um excelente tempero que está presente na culinária de diversos países ao redor do mundo.

Contudo, saiba que também é possível fazer um inseticida a base de alho, que pode ser usado para espantar algumas pragas que surgem naturalmente no cultivo de diversas plantas.

Saiba que inseticida possui uma grande eficácia, devido aos compostos presentes no alho, como o enxofre por exemplo, que acaba expulsando diferentes tipos de pragas, como:

  • Pulgões;
  • Lagartas;
  • Cochonilhas, entre outros.

Modo de preparo

Para começar a fazer um repelente caseiro a base de alho, existem diferentes métodos. No entanto, abaixo iremos mostrar apenas três receitas, que irão te ajudar acabar com as pragas que estejam presentes nos cultivos do seu jardim.

Alho e água

A primeira opção é a mais indicada para pequenos cultivos, sendo necessário apenas de 2 dentes de alho e 4 litros de água.

Para fazer, você deve apenas bater a água junto com o alho no liquidificador e pronto. Em seguida, jogue em suas plantas afetadas de ácaros, cochonilhas e pulgões

Cebola com alho e água

Essa opção é a mais indicada para cultivos maiores, e também serve como um incrível repelente para a maioria dos insetos.

Para fazer, você irá precisar de:

  • 6 cebolas;
  • 10 dentes de alho;
  • 10 litros de água.

O primeiro passo para o preparo, é amassar bem o alho e em seguida, colocar em um balde contendo 10 litros de água. Feito isso, coe a mistura em um pano e pronto. Para fazer a aplicação, você deve colocar a solução em um recipiente e então borrifar sobre as suas plantas.

Inseticida caseiro a base de alho
Inseticida caseiro à base de alho: aprenda a preparar em sua casa e saiba como aplicar. Foto: Canva Pro

Receita extremamente potente

Considerada uma receita um pouco mais complexa, essa opção é uma mistura que forma a união de uma série de repelentes naturais, fazendo com que seja eficiente para repelir mais pragas.

Entre os ingredientes, você irá precisar de:

  • 500 g de alho;
  • 2,5 litros de água;
  • 50g de sabão neutro;
  • 10 colheres de óleo mineral.

Para realizar o preparo, primeiro você deve amassar os dentes de alho e então deixá-los descansar por por aproximadamente 24 horas, junto ao óleo mineral.

Feto isso, em um recipiente você deve misturar o sabão com a água e em seguida, adicionar a mistura de alho e misturar bem. Dessa maneira, você terá um inseticida que é muito eficiente para combater brocas, ácaros, pulgões, lagartas e cochonilhas.

Porém, se desejar mais dicas de como colocar mais cor em seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicado em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: Como evitar que o mato tome conta da sua grama? Veja dicas importantes

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...