Anúncio

Orquídeas Vanda: descubra os segredos para mantê-las sempre saudáveis

Aprenda algumas técnicas de manejo, para manter essa orquídea sempre saudável e florida!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Está pensando em cultivar orquídeas em sua casa? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar as orquídeas Vanda que possuem muitas variações de cores e formatos de flores. Além disso, abaixo iremos explicar o passo a passo para cultivá-la da maneira correta, utilizando algumas técnicas de manejo que proporcionam um crescimento e um desenvolvimento saudável.

Continua depois da publicidade

Orquídeas Vanda: descubra os segredos para mantê-las sempre saudáveis

As orquídeas Vanda, são um dos tipos preferidos dos amantes de orquídeas. Isso porque, elas são fáceis de cultivar e possuem uma beleza única. Além disso, elas são plantas consideradas epífitas, ou seja, que em seu ambiente nativo se agarram às árvores para se sustentar.

Continua depois da publicidade

Suas folhas são filamentadas, havendo uma de cada lado do talo central, o que facilita o escoamento da água para o caule principal da planta. Aliás, saiba que você pode cultivar a orquídea Vanda amarrada á árvores ou em lascas de madeira e vasos.

Orquídeas Vanda
Orquídeas Vanda: descubra os segredos para mantê-las sempre saudáveis. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja agora como manter os seus lírios floridos o ano todo sem segredos e sem gastar muito

Dicas importantes de manejo e cuidados

As orquídeas Vanda possuem um sistema radicular muito forte. Suas raízes podem chegar a 1,5 m de comprimento e são muito grossas.
Uma característica peculiar da orquídea Vanda é que dá para cultivá-la sem substrato. Optar por esse tipo de cultivo permite explorar toda a beleza das suas raízes. Contudo, você precisa ter alguns cuidados:

  • As raízes da orquídea Vanda precisam ser molhadas diariamente, de preferência duas vezes ao dia.
  • Você não deve deixar as orquídeas vanda com as raízes sob exposição direta ao sol, pois ele as queima facilmente e deixa a planta desidratada.
  • As raízes da orquídea Vanda possuem algumas pintas brancas que as fazem parecer estar ressecadas. Todavia, você jamais deve cortá-las. Ao invés disso, molhe as raízes até que elas voltem a ficar esverdeadas. Você pode fazer isso mergulhando as raízes na água e deixando assim por um tempo, pois essas raízes são como esponjas e absorvem a água.
  • Dilua adubos orgânicos ricos em fósforo e nitrogênio, como o NPK caseiro, esterco animal curtido e farinha de ossos e mergulhe as raízes dentro para que elas suguem os nutrientes, para manter a planta saudável.

Contudo, saiba que observar as raízes é um ótimo meio de acompanhar a saúde das orquídeas Vanda. Pois, quanto mais grossas e bem desenvolvidas elas ficam, mais saudável a orquídea vai estar.

Como manter a orquídea Vanda em vasos com substrato?

Além de poder cultivar as orquídeas Vanda com as raízes aparentes, agarradas á árvores ou simplesmente penduradas e sem substrato, você pode mantê-las em vasos também, desde que siga algumas regras:

  • O vaso precisa ter muitos furos nas laterais, pois as raízes da orquídea Vanda crescem rápido e precisam de espaço para se estender;
  • O substrato não pode ser terroso, mas deve ser bem soltinho e seco, como cascas de pinus, fibra de côco, musgo, etc.
  • Você deve molhar o substrato para que as raízes da orquídea Vanda captem a água. Todavia, não deixe que ele fique encharcado nunca, para que o sistema radicular não apodreça.
  • Faça adubação com o adubo já diluído despejado diretamente no substrato da orquídea.

Seguindo essas dicas, as raízes das suas orquídeas Vanda irão permanecer saudáveis e deslumbrantes!

Orquídeas Vanda
Orquídeas Vanda: descubra os segredos para mantê-las sempre saudáveis. Foto: Canva Pro

Gostou de aprender a como fazer as raízes das suas orquídeas Vanda permanecerem saudáveis?

Então leia também essa matéria do Estadão, por Marcelo Lima, publicada em 1 de fevereiro de 2022 e saiba mais!

Por fim, leia também: Como plantar um mini jardim dentro de apartamento: veja 5 dicas

Carregando comentários aguarde...
...