Anúncio

Por que você deve usar vinagre no seu jardim? Descubra 3 motivos

Aprenda a usar o vinagre em seu jardim e veja como utilizar seus benefícios incríveis!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Você sabia que o vinagre é um dos produtos favoritos dos jardineiros? Isso porque, ele possui um baixo custo e ainda pode ajudar no desenvolvimento e proteção das plantas, dando a elas uma maior resistência e qualidade. Por isso, hoje 19 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá explicar o por que você deve usar vinagre no seu jardim.

Continua depois da publicidade

Por que você deve usar vinagre no seu jardim? Veja 3 motivos

Por conta do baixo custo e acessibilidade, o vinagre se tornou uma arma importante para os cultivadores. Isso porque, ele possui uma acidez que ajuda no controle do pH do solo, de maneira que afasta suas plantas de possíveis ameaças.

Continua depois da publicidade

Além desse benefício, saiba que o vinagre pode ser ainda mais útil para no cultivo de suas plantas. Veja abaixo, 3 motivos que demostram a sua eficiência.

Por que você deve usar vinagre no seu jardim
Por que você deve usar vinagre no seu jardim? Descubra 3 motivos. Foto: Canva Pro

Leia também: Como fazer a Rosa do Deserto florir mais rápido? Veja dicas infalíveis

Por que usar o vinagre no jardim?

Tanto o vinagre branco como o de maçã podem influenciar no desenvolvimento de suas plantas. Sob o mesmo ponto de vista estudos mostram que esse composto, quando usado de forma correta, pode ajudar em inúmeros processos de desenvolvimento vegetal.

Os benefícios mais comuns são como, herbicida ajudando na eliminação de microrganismos, controle da acidez do solo, agregar nutrientes ao solo como ferro, e neutralizar o calcário presente na água que afeta o crescimento das raízes.

Manipule a coloração de suas plantas

Atualmente, é comum acessar blogs de cultivos falando sobre acidez do solo. Controlar o pH é importante, pois afetará diretamente no desenvolvimento vegetal, podendo até mesmo alterar a coloração de flores de algumas plantas.

A maioria das plantas preferem um solo do tipo mais alcalino, ou com baixa acidez. Entretanto, isso não é uma regra, algumas plantas como hortênsia e azaleias, preferem um solo mais ácido, para se desenvolverem.

As hortênsias em solos com alto pH, desenvolvem flores com coloração rosa. Em solos mais ácidos, a acidez é capaz de alterar a cor das flores, proporcionando flores azuis.

Para aumentar a acidez do solo, a receita que fica é: misture bem 250mL de vinagre de maçã em 3L de água. Aplique diretamente no solo como forma de irrigação. Mas cuidado, use essa solução em plantas isoladas para evitar morte de plantas sensíveis.

Fungicida

O vinagre é ótimo para o controle de fungos e bactéria, por isso, invista em uma solução de vinagre com camomila para eliminar esses microrganismos de suas plantas.

Faça de maneira tradicional, 1L de chá de camomila, em seguida, adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã e pulverize sobre as folhas afetadas. Essa solução é ótima para combater pulgões eliminar de vez fungos de suas plantas.

Por que você deve usar vinagre no seu jardim
Por que você deve usar vinagre no seu jardim? Descubra 3 motivos. Foto: Canva Pro

Mantenha os animais afastados de seu jardim

Se engana aqueles que pensam que o vinagre é usado apenas para eliminação de microrganismos. Se você tem algum bichinho em casa que ama ficar no seu jardim, uma forma de mantê-lo afastado é usando o vinagre.

Animais de grande porte como gatos e cachorros não suportam o cheiro ácido vindo do vinagre, sendo assim, pegue um pano e embebede no vinagre puro, espalhe o pano envolta do canteiro ou jardim para manter seus bichinhos afastados.

Leia também: Como plantar urucum? Tenha colorau no seu quintal

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...