Anúncio

Não afogue suas plantas: saiba como regá-las corretamente

Aprenda uma das técnicas de manejo mais importantes para o cultivo de uma planta

Anúncio


Continua depois da publicidade

Você sabia, que é possível matar as próprias plantas por apenas regá-las demais? Saiba que esse tipo de erro é muito comum para quem está iniciando nessa área, e pode causar sérios danos a planta, devido ao excesso de umidade apodrecer as suas raízes. Por isso, hoje 02 de março de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá explicar algumas dicas importantes sobre como regar as suas plantas corretamente.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a importância da rega

Em primeiro lugar, já deixamos claro logo acima: não afogue suas plantas e saiba como regar corretamente. Pois, se você deseja ter uma planta em sua casa, é preciso aprender a não cometer excesso. Portanto, seja em um jardim, seja em uma horta, a irrigação deve ser feita de maneira correta.

Continua depois da publicidade

Por isso, um dos erros mais cometidos pelas pessoas que estão começando a se aventurar na jardinagem é o pensamento de que a rega maior é a melhor opção. Aliás este ideia acontece para quaisquer plantas. Porém, vale ressaltar cada uma delas demanda uma quantidade de água para seu desenvolvimento.

Hoje, queremos que saiba como regar corretamente. Assim, certamente terá resultados incríveis para cultivar um cantinho verde de sua casa.

Regar corretamente
Não afogue suas plantas: saiba como regá-las corretamente. Foto: Canva Pro

Leia também: Qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz? Saiba agora mesmo

Aprenda a regar corretamente suas plantas

De uma forma resumida, entenda que as raízes absorvem a água, de forma que o líquido enche as células de uma planta. Dessa forma, cria-se o fortalecimento de suas fibras, folhas e também de seus caules.

Assim como nós humanos, além da água as plantas também precisam de ar. Por isso que o solo precisa ser rico em oxigênio para que as raízes possam fazer seu processo de respiração.

Além disso, saiba que quando você rega em excesso, não acaba restando nenhum espaço para a oxigenação do solo. Além disso, a umidade em abundância é um atrativo para fungos que deixam as raízes podre. Portanto, é essencial saber como regar corretamente suas plantas e evite tudo isso.

Importância do vaso é um dos elementos para regar corretamente

O vaso é muito importante para que você saiba como regar corretamente. Afinal, se você não tem um recipiente preparado para a drenagem do solo, qualquer quantidade de água pode ser fatal para suas plantas. Visto que ela permanecerá ali no vaso, apodrecendo a planta toda.

Por isso, deve encontrar um vaso com o tamanho correto das plantas que você quer cultivar. Além disso, é vital que ele tenha uma estrutura voltada para a liberação da água aos poucos. Visto que o escoamento deve ser gradual para que sua planta absorva um pouco também.

Regar corretamente
Não afogue suas plantas: saiba como regá-las corretamente. Foto: Canva Pro

Plantas diferentes com necessidades diferentes

Quando o assunto é a irrigação, não existe uma fórmula mágica para todas as plantas. Afinal de contas todas elas precisam de uma certa umidade. Enquanto que outras já gostam de um solo seco por mais tempo.

A suculenta é um dos exemplos mais famosos de que algumas plantas não precisam de muita água. Pois, elas demandam um solo seco entre as regas para que se desenvolvam bem. Em síntese, elas conservam muita umidade em suas folhas e caule.

Por fim, leia também: Como regar suculentas corretamente e mantê-las sempre saudáveis

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...