Aprenda o passo a passo para fazer mudas de suculentas da maneira correta
Saiba como criar novas plantas e ampliar o cultivo de plantas suculentas em sua casa!
Rio de Janeiro, 26 de março – Que tal ampliar o cultivo de suas suculentas, criando novas mudas de suas plantas? Para isso, o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como fazer mudas de suculentas da maneira correta, utilizando técnicas de manejo aplicadas no solo e na planta, para garantir que haja brotos e venha a crescer e se desenvolver.
Veja abaixo, o passo a passo de como produzir mudas de cactos e outros tipos de suculentas, de forma simples e eficiente, para deixar a sua casa ainda mais bonita com a presença dessas plantas.
Saiba mais detalhes sobre as suculentas
As suculentas são plantas que possuem a capacidade de armazenar água, fazendo com que elas sobrevivam por um longo tempo de estiagem. Isso é possível, devido as suas folhas que retém líquidos.
Além disso, saiba que é possível fazer mudas dessa linda planta, a partir de suas folhas. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados para fazer da maneira correta, mesmo sendo um processo super fácil.

Leia também: Saiba agora mesmo como cultivar morango em vaso: veja dicas para ter frutos bonitos e saborosos
Como fazer mudas de suculentas corretamente
Sendo assim, para fazer mudas de suculentas corretamente, basta você seguir à risca esse passo a passo:
- Prepare um recipiente para receber as mudas, que deve ser seco e limpo. Uma dica é utilizar bandejas de ovos para colocá-las, pois elas contêm um espaçamento apropriado e não deixam acumular umidade, por serem de papelão.
- Corte uma folhinha da suculenta da qual você deseja fazer a muda.
Atenção! Saiba que a folha precisa estar inteira. Portanto, não corte ao meio na hora de retirá-la, você deve retirar bem rente ao caule.
Plantio e cuidados com as mudas de suculentas
- Acomode as folhas, uma em cada compartimento da bandeja de ovos, ou no recipiente que você preparou.
- Deixe esse recipiente em um local bem iluminado, mas onde o sol não incida diretamente sobre as folhas, para evitar que elas se queimem.
- Você não precisa regar as mudas, pois a água armazenada pela folha será suficiente para hidratá-las. Aliás, não deixe que elas se molhem, sendo assim, causa a mela e o apodrecimento da folha-mãe, antes do tempo.
- Após alguns dias, você notará o surgimento de brotos e, logo após quando a folha-mãe começar a murchar, é hora de botar a muda na terra.
- Prepare o vasinho com o substrato e coloque a mudinha, com cuidado, no centro dele.
- Cubra delicadamente com terra e aí sim, regue.

Após seguir esses passos, está pronta a sua muda de suculenta. Saiba que você não deve exagerar na rega e deve garantir que ela tenha sol suficiente. Depois de algum tempo, a folha-mãe irá cair e você pode removê-la do vaso.
Esse mesmo passo a passo serve para qualquer suculenta da qual você queira mudas. Aliás, quando você for retirar as folhas que estão excessivas e prejudicando o visual bonito das suas suculentas, você pode aproveitar essas folhas para fazer novas mudas.
Gostou do passo a passo para fazer mudas de suculentas corretamente? Agora é só colocá-lo em prática e boa sorte!
Por fim, leia também: Quando você deve adicionar a areia aos seus vasos? Saiba agora mesmo
Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER


