Anúncio

Veja qual o momento ideal para replantar as onze-horas

Aprenda algumas dicas para o cuidado das onze-horas, e saiba como mantê-las sempre saudáveis!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 25 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Saiba qual é o momento ideal para replantar as onze-horas. Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, quais são as melhores formas de cultivar para essa planta especial. Saiba como mantê-la sempre saudável e florida, e aprenda alguns cuidados essenciais como a rega e o solo.

Continua depois da publicidade

Veja qual é o momento ideal para replantar as onze-horas: saiba a melhor forma de cultivar

A bela flor onze-horas recebeu esse nome por sempre florescer por volta desse horário. Ela vem da família das suculentas e dos cactos, nativa da América do Sul. Além disso, suas cores mais comuns são rosa, amarelo, branco e laranja.

Continua depois da publicidade
Momento ideal replantar onze-horas
Veja qual o momento ideal para replantar as onze-horas. Foto: Canva Pro

Quando realizar esse importante passo do cultivo?

Não existe uma estação específica do ano, embora durante o inverno ela quase não tenha atividade. Na verdade, o momento ideal é quando a planta para de parecer saudável. Ainda que todos os cuidados sejam tomados.

Quando as folhas amareladas e as hastes, murchas, é a hora. Esse procedimento é bem simples, então não precisa se preocupar. Primeiro, corte as folhas secas e mortas, assim como as que parecerem mais doentes.

Em seguida, prepare um substrato rico em nutrientes para o replantio. Por fim, acomode bem a planta e regue. Leva cerca de 8 dias até que as raízes sejam fortalecidas novamente para que a planta seja revitalizada.

Práticas de cultivo saudáveis para onze-horas

Como já foi dito, essa planta é parente de suculentas e cactos. Portanto, é correto imaginar que ela precisa de bastante iluminação. Ela pode ser exposta diretamente aos raios solares, mas também sobrevive em meia sombra.

Ela não precisa de regas muito regulares. Se ela recebe água da chuva, controle para regar quando não estiver chovendo muito. Além disso, a forma mais fácil de identificar a necessidade de regar é a umidade do solo. Se ele ficar seco, regue a planta.

Outra dica importante, é estar atento ao ataque de pragas. Pulgões, lesmas, cochonilhas são apenas exemplos de insetos que afetam essa planta. Por isso, sempre aplique uma mistura de água com sabão neutro nela e procure sinais das pragas.

Como saber se está cuidando adequadamente das onze-horas?

A maioria das plantas apresenta sinais de falta de cuidados. Logo, tudo que você tem a fazer é observá-las e aprender a interpretá-las. Com as onze-horas não é diferente. Afinal, ela pode te mostrar quando falta sol ou quando tem muita água.

Há muitos motivos para as folhas ficarem amareladas e murcharem. Portanto, você deve sempre investigar todas as possibilidades. Entretanto, saiba que os motivos mais comuns são a falta de sol, o excesso de água ou a presença de pragas.

Além disso, essa planta pode parecer estar mais tombada, como se não se aguentasse em pé. Saiba que isso é em decorrência da falta de nutrientes do solo. Lembre-se, sobretudo, de realizar as fertilizações da terra a cada 2 meses corretamente.

Momento ideal replantar onze-horas
Veja qual o momento ideal para replantar as onze-horas. Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Observe no artigo do Estadão algumas dicas sobre como cuidar dessas plantas, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Carregando comentários aguarde...
...