Anúncio

Adubo com carvão: saiba como fazer um poderoso fertilizante para as suas plantas

Aprenda a fazer esse adubo que protege e fertiliza as suas plantas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

O adubo é uma técnica fundamental para quem deseja ter plantas saudáveis no jardim ou quintal. Além disso, muitos elementos podem fazer parte deste poderoso fertilizante, sendo um deles o carvão. Por isso, hoje quarta-feira 05/01, nós do Horta e Jardim & Cia iremos te ensinar a fazer um adubo com carvão para as suas plantas, utilizando itens que tem em sua casa.

Continua depois da publicidade

Como fazer adubo com carvão para as plantas

O carvão é um material poroso, capaz de reter água e nutrientes no solo e liberá-los lentamente conforme as necessidades das plantas. Além disso, possui elementos essenciais para os vegetais, como o potássio.

No entanto, é importante ressaltar que você não pode reaproveitar o carvão utilizado para fazer churrasco. Por conter elementos que não fazem bem ao solo, como a gordura e o sal.

Continua depois da publicidade

Para adubar as plantas, você pode utilizar o carvão vegetal, que é muito produzido aqui no Brasil ou o pó fino, encontrado principalmente em carvoarias.

Adubo com carvão: saiba como fazer um poderoso fertilizante para as plantas. Foto: Canva Pro

Como fazer adubo com carvão

Primeiramente separe o carvão, parta em pedaços bem menores e coloque-os em um saco plástico bem fechado. Depois pegue um martelo e tente moer o carvão o máximo que conseguir.

Em seguida, faça o carvão virar pó e passe por um triturador ou liquidificador e quando estiver bem fragmentado e em forma de uma poeira fina, armazene-o em um frasco de vidro seco e limpo. Quando for utilizar, é só espalhar o carvão triturado ao redor da planta e regar.

Além disso, uma outra forma de utilizar o carvão como adubo, é mergulhar os pedaços ou o pó do carvão em água contendo outros adubos. Podendo ser de matéria orgânica, como húmus de minhoca, casca de ovos, esterco, borra de café ou até mesmo farinha de ossos.

Em seguida, deixe descansar durante duas semanas.

Adubo com carvão: saiba como fazer um poderoso fertilizante para as plantas. Foto: Canva Pro

No decorrer deste período, o carvão irá começar a absorver os nutrientes provenientes do material orgânico e após essa etapa, o elemento já estará pronto para ir a terra. Dessa maneira, basta colocar no solo, que logo ele irá liberar os nutrientes armazenados.

Dica extra para cuidar das plantas com carvão

Apesar do seu potencial como adubo, o carvão também é útil para drenagem do solo. Isso por que, caso ocorra o fato de colocarmos água de maneira excessiva em uma planta, isso poderá apodrecer as suas raízes, além de tornar o ambiente favorável para a proliferação de microrganismos que atacam o vegetal e o leva a morte.

Por esse motivo, muitos especialistas recomendam que os vasos de plantas tenham uma camada de drenagem ao fundo, contendo vários materiais. Entre eles, pode ser a argila, brita, e o carvão.

Dessa maneira, ele age como um filtro absorvendo a água e livrando as raízes da planta, além de evitar odores e agir como inseticida.

Leia também: Conheça 3 adubos caseiros que salvam qualquer planta e são muito fáceis de fazer

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...