Anúncio

Aprenda a cultivar de girassol anão: uma flor perfeita para decorar o seu jardim

Conheça mais detalhes sobre essa planta belíssima, e saiba como cultivá-la em sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 26 de maio de 2022, por Lorena Rogenski ─ Você conhece ou já ouviu falar em uma flor, chamada Girassol Anão? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como cultivar girassol anão e explicar mais detalhes dessa planta que possui um crescimento reduzido em relação ao girassol comum.  Além disso, saiba que essa planta ornamental é perfeita para decorar jardins e canteiros, tendo um cultivo relativamente fácil de fazer e que exige poucos cuidados.

Continua depois da publicidade

Como cultivar girassol anão? Veja o passo a passo

Saber como cultivar girassol anão é importante para que a espécie se desenvolva bem e saudável. Afinal, essa é uma planta muito popular nos jardins brasileiros, principalmente pela simbologia que carrega.

Quando for plantar o girassol, é necessário colocar as sementes em aproximadamente 2 cm de profundidade. Aliás, saiba que é importante realizar o plantio em um local definitivo, já que o girassol não se adapta muito bem em transplantes de solo. Um outro cuidado, é sempre manter uma distância de uma planta para outra.

Continua depois da publicidade

No caso do girassol anão, os jardineiros precisam mantê-los entre 20 a 30 cm afastados e quanto maior for essa separação, maiores serão as flores.

Cultivar girassol anão
Aprenda a cultivar de girassol anão: uma flor perfeita para decorar o seu jardim. Foto: Canva Pro

Leia também: Quer saber qual é o momento certo de plantar girassol? Confira e tenha um resultado incrível

Plantio do girassol anão

Mesmo que seja mais comum durante as estações mais quentes do ano, o girassol anão floresce em todas as épocas do ano. Mas essa é uma realidade em regiões com temperaturas entre 18°C a 30° C.

Além disso, cultivar o girassol anão envolve alguns cuidados com a escolha do recipiente. Antes de plantá-lo, limpe o ambiente. Invista em um modelo que se adapte às condições da espécie, com 30 a 40 cm ou em jardineiras de janela.

Quando estiver com o recipiente em mãos, faça a drenagem da água com pedras, cascalhos ou pedaços de terracotas. No caso do solo, prepare uma mistura com as seguintes características: compostagem e solo comercial.

Assim que adicionar esse material no recipiente, deixe em 3 cm do topo. Adicione cerca de 2 a 3 sementes em cada vaso e então realize a irrigação. Lembre-se de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

Cuidados com o girassol anão

Antes cultivar essa espécie, é necessário escolher um vaso adequado para o seu desenvolvimento. Veja abaixo, o passo a passo de como preparar o vaso com essa belíssima planta:

  • Limpe o vaso antes de realizar o plantio. Se for necessário, faça furos para o processo de drenagem;
  • Coloque um pires ou um prato abaixo do vaso, preenchendo com areia. Isso manterá os insetos afastados do ambiente;
  • Preencha o final do recipiente com materiais que realizem o processo de drenagem. As melhores opções são os cascalhos e pedaços de tijolos;
  • Faça o preenchimento do vaso com terra de qualidade. Lembre-se de não compactá-la, pois ela deve ficar “aerada”;
  • Assim que cumprir as etapas anteriores, faça um buraco na terra de aproximadamente 2 cm a 5 cm de profundidade;
  • Adicione as sementes no solo;
  • Para finalizar, regue a planta todos os dias, mas não a ponta dela ficar encharcada.
Cultivar girassol anão
Aprenda a cultivar de girassol anão: uma flor perfeita para decorar o seu jardim. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...