Anúncio

Aprenda a cultivar morangos no quintal: produza frutos frescos e livre de agrotóxicos

Aprenda algumas técnicas de manjo do morango, e saiba como cultivar essa deliciosa fruta em sua casa!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, PR, quinta-feira, 05 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Que tal colher morangos frescos, no quintal da sua casa? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como cultivar morangos no quintal, utilizando técnicas de manejo que são extremamente simples e eficientes, para produzir frutas deliciosa e livres de agrotóxicos.

Continua depois da publicidade

Descubra como cultivar morangos no quintal

O primeiro passo para começar a cultivar esse fruto, é definir a superfície e o lugar adequado para realizar o planta. Além disso, um outro fator importante é a alta intensidade de luz solar por no mínimo, 4 horas ao dia.

Em relação ao cultivo em hortas verticais, saiba que essa é uma das melhores opções, principalmente quando se vive em lugares pequenos. Assim como, também é possível realizar o plantio em um vaso grande ou até mesmo em uma garrafa pet ou caixa de isopor.

Continua depois da publicidade

Em relação ao solo, é fundamental que seja fértil e que contenha todos os nutrientes necessários para que a fruta cresça de forma saudável. Uma dica, é utilizar um bom adubo caseiro.

Como cultivar morangos no quintal
Aprenda a cultivar morangos no quintal: produza frutos frescos e livre de agrotóxicos. Foto: Canva Pro

Leia também: Quanto tempo leva um pé de maçã para dar frutos? Entenda o cálculo

Quanto tempo leva para o pé de morango crescer e dar fruto?

Saiba que possível realizar a colheita do morango, durante todo o ano. No entanto, se você quiser entender melhor como cultivar morangos no quintal, é recomendável fazê-lo em períodos específicos.

Nesse caso, recomenda-se plantar mudas ou semear sementes no fim da primavera ou no começo do verão, dependendo do clima da região onde você mora. Isso porque, em regiões muito quentes também pode aproveitar o período entre o fim do verão e o começo do outono.

Em climas mais frios, é mais indicado realizar o plantio durante a estação mais quente, que é entre a primavera e o verão. Uma vez plantados, saiba que é possível colher os frutos entre 2 e 2 meses e meio.

Uma dica, é realizar a colheita quando estiverem maduros e bem vermelhos. Para isso, você deve escolher um dia quente para fazer a colheita.

Como se planta morango na terra

Em relação ao plantio, saiba que é importante escolher um solo arenoso-argiloso, ricos em matérias orgânicas, que seja bem drenado e muito fértil.

Para isso, você pode fazer uma mistura de húmus de minhoca e composto orgânico.

Para fazer o plantio, basta fazer um buraco em torno de 5cm de profundidade e colocar 3 sementes e cobrir com terra novamente. Caso você prefira realizar o plantio com as mudas, é importante que a metade do caule fique abaixo do solo.

Como cultivar morangos no quintal
Aprenda a cultivar morangos no quintal: produza frutos frescos e livre de agrotóxicos. Foto: Canva Pro

Depois de passar pelo período de crescimento, é hora de transplantar a fruta. Dessa forma, no momento em que ela comece a enraizar, corte o caule que liga à planta mãe (base) e aproveite para ter mais um vaso de morango.

Além disso, não esqueça de protegê-las do sol e do vento.

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...