Anúncio

Aprenda a fazer adubo caseiro líquido: facilidade, economia e sustentabilidade

Veja o passo a passo para fazer incrível fertilizante para as suas plantas gastando pouco!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Consumir alimentos frescos e livre de agrotóxicos, é uma opção saudável para a nossa saúde. Para isso, é importante sempre manter as plantas de sua horta resistentes e bonitas. Além de levar em consideração a economia, ao evitar utilizar fertilizantes industriais. Quer aprender como fazer adubo caseiro líquido? Então veja hoje, 25 de janeiro de 2022 aqui no Horta, Jardim e Cia, o passo a passo.

Continua depois da publicidade

Mas afinal, o que significa adubo orgânico?

O adubo orgânico, é um fertilizante composto e desenvolvido a partir de matéria de origem vegetal ou animal. Veja abaixo, alguns exemplos de ingredientes que são adicionados ao adubo orgânico:

  • Restos de peixes;
  • Borra de café;
  • Frutas e vegetais;
  • Casca de ovo;
  • Cascas e talos de leguminosas;
  • Serragem;
  • Folhas

Além disso, saiba que esse é o melhor tipo de adubo. Pois, torna o solo rico em nutrientes e ainda ajuda na reutilização de alguns resíduos sólidos que, comumente são despejados no lixo.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, eles passam a ser absorvidos pela terra e se tornam nutrientes que auxiliam no desenvolvimento, crescimento e fortalecimento das plantas.

Aprenda a fazer adubo caseiro líquido: facilidade, economia e sustentabilidade. Foto: Freepik

Leia também: Mofo Ou Fungo Branco Nas Folhas: Saiba Porque Acontece E Como Tratar

Como fazer adubo caseiro líquido?

Saiba que esse é um procedimento muito simples e que não irá precisar gastar quase nada para desenvolver o fertilizante.

Para começar, guarde os restos de alimentos que viram sobra em sua casa. Após juntar uma boa quantidade, coloque-os em um liquidificador (ou processador de alimentos) e em seguida, armazene-os em um recipiente com tampa.

Você pode incluir algumas folhas verdes de diferentes plantas para dar um turbinada no adubo. Ah, e não se esqueça de colocar um pouco de água (sem cloro!) na mistura e feche o recipiente, mantendo-o em um local protegido, por pelo menos 15 dias.

Passado esse tempo, abra o recipiente e dê uma coada, Em seguida, coloque o líquido numa garrafa plástica.

E pronto, está pronto o seu adubo caseiro líquido. A partir de agora, quando for despejar nas plantas, basta colocar um pouco dentro de um borrifador para facilitar no processo de fertilização.

Aprenda a fazer adubo caseiro líquido: facilidade, economia e sustentabilidade. Foto: Canva Pro

Como aplicar adubo caseiro líquido na horta?

Saiba que esse processo, é ainda mais simples. Primeiramente, adicione água num recipiente em uma proporção de 1 para 10 ou seja, a cada 1 litro de adubo líquido, acrescente 10 litros de água, por exemplo.

Em seguida, despeje o líquido no solo, mas evite a todo custo respingá-lo nas folhas e flores.

Uma dica é realizar a adubação ou pela manhã bem cedo, ou no fim da tarde. Nestes períodos, a terra geralmente está mais fria. Dessa maneira, o processo causa menos impacto na horta.

Por fim, aplique o adubo caseiro líquido pelo menos de 1 a 2 vezes por mês.

Além disso, leia também: Como Fazer Um Adubo Com Casca De Ovo E Borra De Café? Veja O Passo A Passo

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...