Anúncio

Aprenda a fazer o cultivo da Peperômia melancia em vasos: método simples e fácil

Saiba mais sobre peperômia melancia e como usá-la na decoração

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 12 de junho de 2022, por Raiane Melo — Gostaria de ter uma bela peperômia melancia cultivada em vaso para decorar ambientes da sua casa? Confira hoje, aqui no Horta, jardim & Cia do Folha GO, o passo a passo de como cultivar essa planta da maneira adequada em casos. Além de mantê-la sempre saudável, utilizando as técnicas e manejo adequadas, você fazê-la crescer e impressionar a todos com um lindo cantinho verde em sua casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer o cultivo da Peperômia melancia em vasos

A peperômia melancia é uma linda planta verde com traços delicados em suas folhas. Em muitas culturas, seu significado é atribuído à família e à união.  Por isso, amantes de jardinagem do mundo inteiro, adoram adicioná-la na decoração de seus jardins e casas.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivá-la da maneira correta, e aprenda algumas técnicas de manejo que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dessa planta.

Peperômia melancia
Aprenda a fazer o cultivo da Peperômia melancia em vasos: método simples e fácil. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como preparar um mata-mato super potente: dê adeus à tiririca nas plantas

Escolhendo o ambiente perfeito para a decoração

Receber luz solar indiretamente é um dos requisitos para manter essa planta linda. Portanto, escolha lugares próximos de janelas e portas, podendo colocá-la dentro de casa. Dessa forma, percebemos que o que não falta são opções.

Essa planta não cresce muito, chegando a apenas 30 centímetros de altura. Logo, é possível usar vasos pequenos e médios para o seu cultivo. Além disso, elas podem ser colocadas em vasilhas e vasos, acrescentando um toque a mais na decoração.

O mais importante é não esquecer de fazer furos no fundo do recipiente escolhido. Afinal, essas plantas precisam de um solo com boa drenagem. Portanto, procure adicionar pedrinhas no fundo e uma pequena camada de areia.

Quais cuidados se deve ter com peperômia melancia?

Deixe os vasos que fizer longe de onde possam ficar encostando na planta. Suas folhas são sensíveis, então, contato em excesso pode prejudicá-las. Além disso, nunca espirre produtos que sejam tóxicos para plantas nesse ambiente.

Embora não sejam plantas venenosas, indicamos que você as posicione fora do alcance de pets e crianças. Assim, acidentes que envolvem gatos mordendo folhas e crianças arrancando-as não irão ocorrer com facilidade.

Por último, mas não menos importantes, tenha uma rega frequente. As peperômias melancia são nativas da Mata Amazônica, onde há grande umidade. Por isso, à terra nunca deverá ficar seca demais ou ela morrerá.

Ideias de decoração criativa com peperômia melancia

Há vasos mais rústicos que combinam com decorações mais sofisticadas. Dessa forma, você pode acomodar as peperômias neles e espalhá-las pela sua casa. Ademais, pendurá-las em locais estratégicos, como varandas, também fica um arraso.

Algumas pessoas gostam de fazer uma cascata com madeira. Isto é, colocam vários vasos em um suporte de madeira na parede. Com o passar do tempo e os cuidados adequados, essa planta formará uma cortina com suas folhas.

Se você é o tipo de pessoa que ama estantes de livros, essa dica é perfeita. Como a peperômia não cresce muito, é possível colocá-la em vasos menores. Assim, terão o tamanho ideal para enfeitar uma estante de livros, dando um toque verde.

Peperômia melancia
Aprenda a fazer o cultivo da Peperômia melancia em vasos: método simples e fácil. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Aprenda a cultivar hortelã em casa e deixar bem cheia com essas dicas importantes

DICAS VALIOSAS de como cuidar da sua MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS com muito carinho

Carregando comentários aguarde...
...