Anúncio

Aprenda dicas para o cultivo da goiaba: evite dar bicho e faça ficar suculenta

Aprenda algumas dicas para evitar a presença de pragas no cultivo da goiaba, e melhore a qualidade dos frutos!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Deseja cultivar goiaba para não dar bicho? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar dicas de como evitar a presença de bichos nessa fruta que oferece diversos benefícios para a nossa saúde. Entre eles, podemos mencionar as propriedades adstringentes, antioxidantes, antibacterianas, antidiabéticas, antiespasmódicas, anti-hipertensivas, redutoras de colesterol, anti-inflamatórias e analgésicas.

Continua depois da publicidade

Descubra como cultivar goiaba para não dar bicho

Os bichinhos de goiaba, são larvas de insetos. Desenvolve-se na fruta após a eclosão de um ovo colocado no fruto por sua mãe, uma mosca. Após o nascimento, as larvas se alimentam da polpa da goiaba.

Continua depois da publicidade

Quando a fruta apodrece e cai da árvore, as larvas afundam no solo e se tornam casulos, como borboletas. Deste casulo emerge um verme adulto. Depois que as larvas, que chamamos de percevejos da goiabeira, crescem e se tornam pupas, elas se tornam moscas, chamadas de moscas-das-frutas.

As moscas formadas a partir de percevejos de goiaba são chamadas de Drosophila. Pertence à família Tephritidae, na ordem Diptera – a mesma das moscas e mosquitos. Espécies desta família podem infestar uma variedade de outras frutas, como abacate, ameixa, caqui, maçã e pêra.

Cultivar goiaba não bicho
Aprenda dicas para o cultivo da goiaba: evite dar bicho e faça ficar suculenta. Foto: Canva Pro

Leia também: Como acabar com infestação de moscas de maneira definitiva?

Eles fazem mal para a nossa saúde?

Se ingerirmos goiabas, não precisa se preocupar porque não vai nos machucar ou nos deixar doentes. Por outro lado, essas pragas são uma dor de cabeça para muitos fruticultores.

Uma vez que os danos que causam dificultam a venda da fruta e causam muitos prejuízos! Sendo assim, veja a seguir como cultivar goiaba para não dar bicho.

Como evitar os bichos de goiaba

Os insetos comuns na goiaba vêm de larvas depositadas por insetos, principalmente de moscas-das-frutas. A infestação ocorre da seguinte forma: eles atacam os frutos jovens da goiabeira, depositando seus ovos na casca e, ao eclodirem, produzem larvas, chamadas de percevejos da goiabeira.

No entanto, as larvas então penetram na fruta, destruindo a polpa antes de amadurecer, tornando-a não comestível. Quando se torna pupa, faz um buraco no fruto e cai no chão, tornando-se uma mosca adulta. Portanto, para resolver esse problema, ensaque a goiaba até atingir 2 a 3 cm de diâmetro.

Dessa forma, um modo de como cultivar goiaba para não dar bicho é rasgar o fundo da bolsa para que não haja excesso de umidade no interior.

Materiais para ensacamento de frutas podem ser adquiridos em lojas especializadas no local. Essa prática controla as diferentes espécies de insetos que danificam a goiaba, mas se optar pelo uso de inseticidas, procure ajuda de um profissional qualificado.

Tipo de goiaba

Sendo assim, agora que você descobriu como cultivar goiaba para não dar bicho, conheça algumas variedades da fruta.

  • Pedro Sato: Polpa vermelha, pesando 600 gramas;
  • Paluma: é a mais consumida e utilizada no Brasil, tem polpa vermelha e geralmente matéria-prima para geleia de goiabada;
  • Tailândia: também tem polpa vermelha, tem esse nome por causa da procedência dos primeiros exemplares, trazidos da Tailândia;
  • Xiaochuan: carne rosa, poucas sementes, pele lisa, pesando até 400 gramas;
  • Kumagari: Semelhante ao Ogawa, também tem pele lisa, mas grossa e carne branca.
Cultivar goiaba não bicho
Aprenda dicas para o cultivo da goiaba: evite dar bicho e faça ficar suculenta. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...