Anúncio

Aprenda a plantar utilizando argila expandida: otimize seus cultivos

Saiba como utilizar a argila expandida em seus cultivos, e conheça as vantagens que esse tipo de agregado pode oferecer para as suas plantas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 10 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Saiba como plantar com argila expandida da maneira correta. Para entender melhor sobre o assunto, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar como esse produto que é uma espécie de agregado redondo e com um ótimo custo-benefício, pode ser benéfico para o cultivo de plantas. Considerado resistente, leve e durável, a argila expanda é muito utilizada na construção civil, paisagismo, jardinagem e até mesmo em cultivos hidropônicos.

Continua depois da publicidade

Saiba como plantar utilizando argila expandida

Para produzir a argila expandida, sua matéria prima (argila natural) é queimada em forno rotativo a temperaturas entre 1.100 e 1.200 graus Celsius para formar pellets com diâmetro médio de 2,5 cm. Quando queimado, o gás faz com que ela se expanda, criando uma casca externa altamente resistente, enquanto o núcleo permanece poroso.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, este substrato derivado de minerais fornece nutrientes e auxilia na retenção da umidade no solo da plantação, o que auxilia no crescimento e desenvolvimento de forma saudável da plantação.

Como plantar argila expandida
Aprenda a plantar utilizando argila expandida: otimize seus cultivos. Foto: Canva Pro

Leia também: Conheça as plantas para plantar próximas da piscina e decorar a área de lazer

Como utilizar

É importante saber como plantar com argila expandida, da maneira correta. Pois, esse agregado possui uma variedade de funções.

Sendo assim, veja abaixo como ele pode auxiliar no cuidado diário e no cultivo da sua planta.

No jardim

A argila expandida geralmente se usa em projetos de paisagismo de jardins. Ficam ótimas em canteiros ou espaços maiores, perto de folhas e flores. Uma forma de como plantar com argila expandida é criar canteiros de flores coloridas no jardim.

Em ambientes externos, esse ingrediente auxilia a umidade ficar mantida no solo. Desta forma, vai garantir que as plantas tenham um crescimento de modo saudável. Além disso, os jardins de barro expandidos ficaram mais refinados!

Em vasos

Nesse caso, um modo de como plantar com argila expandida pode ser fora ou dentro do vaso. Sendo assim, sua função é fazer a proteção das raízes e plantas das mudanças bruscas de clima, como sol quente, vento e chuva.

No fundo do vaso

Internamente, esse tipo de material contribui para que a planta cresça de forma saudável, ajudando a reter os nutrientes da planta.

Além disso, a argila expandida drena melhor o solo e evita o excesso de água. Vale lembrar, que pode ser utilizado em vasos para áreas externas ou internas da casa.

Na Horta

Jardins caseiros por si só, são fofos e delicados. Sendo assim, para que eles se tornam mais graciosos e resistentes quando cultivados com esse produto.

Para isso, um modo de como plantar com argila expandida é colocar uma camada de pedra de barro no fundo do vaso ou pote. No entanto, os dois precisam possuir um furo no centro para drenagem. Em seguida, cubra com uma manta especial e areia (se quiser melhorar a drenagem), espalhar o solo.

Na parte de cima, organize as mudas em ziguezague e cubra o espaço restante com mais solo. Além disso, saiba a argila expandida também ajuda os vegetais a crescerem mais saudáveis. Então, agora você já descobriu as vantagens paisagísticos desse material, distribua-o por todo o seu jardim para deixar o espaço mais bonito e vistoso.

Como plantar argila expandida
Aprenda a plantar utilizando argila expandida: otimize seus cultivos. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...