Anúncio

Aprenda enxertar Lichia: tenha frutos em menos tempo e mais saborosos

Rica em vitamina C, ferro e potássio, a Lichia ajuda no funcionamento das nossas células e possui um sabor incrível, sendo uma excelente opção para cultivar em seu quintal!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 09 de junho de 2022, por Kethlyn Bukner ─ Que tal cultivar Lichia em seu quintal, utilizando uma técnica para obter frutos melhores e em menos tempo? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como enxertar lichia e explicar algumas dicas para cultivá-la da maneira correta.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que a Lichia é uma fruta originária da China e possui um sabor adocicado, e riquíssima em nutrientes e benefícios para a nossa saúde. A princípio, essa fruta está sendo cada vez mais comercializada aqui no Brasil, e o seu consumo pode ser feito in natura ou através de produtos feitos a partir dela, como doces e geleias.

Continua depois da publicidade

Como enxertar lichia: aprenda essa técnica que produz frutos melhores e em menos tempo

A enxertia é uma técnica que te permite conseguir frutos bem mais cedo do que a técnica de estaquia (aquela em que se pega um galho para plantar diretamente na terra).

Consiste em fazer uma espécie de “cirurgia” na planta na qual se abre uma fenda no galho de uma planta adulta (chamada de cavalo) para fincar nele o galho de outra planta também adulta (chamada de cavaleiro), formando assim uma única planta. Ou se une duas plantas de duas espécies diferentes para obter assim uma terceira planta com características das duas.

Ao contrário do que muitos pensam, a enxertia é uma técnica superantiga. Estima-se que tenha pelo menos uns 4000 anos. Essa técnica permite que as plantas deem frutos mais cedo, pois não precisam passar pela fase de juventude e desenvolvimento que uma planta recém-plantada na terra precisam.

Como enxertar lichia
Aprenda enxertar Lichia: tenha frutos em menos tempo e mais saborosos. Foto: Canva Pro

Leia também: Feng Shui plantas para sala: conheça as dicas e técnicas para sua casa

Passo a passo

Existem alguns métodos de enxertia e o melhor método para enxertar a lichia é o método de encostia. Primeiro você deve escolher uma planta de espécie parecida com a lichia para ser o porta-enxerto. Em seguida escolha um ramo da lichia que tenha brotos e encoste na porta-enxerto. É importante que as duas plantas estejam descascadas no ponto onde se encostam para que os tecidos possam se unir.

Após isso, você deve amarrar as duas plantas com um filtro plástico, deixando o broto para fora para poder crescer. Após cerca de dois meses já será possível tirar o filtro de plástico. Mas é recomendável que se acompanhe o desenvolvimento do broto para saber se está realmente no momento propício.

Vale lembrar que a lichia não se desenvolve muito bem em climas tropicais, preferindo climas frios e secos antes do seu florescimento e quente e húmido durante o resto do ano.

Como enxertar lichia
Aprenda enxertar Lichia: tenha frutos em menos tempo e mais saborosos. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...