Anúncio

Aprenda os segredos do cultivo de ervilhas: saiba como produzir em sua casa

Saiba como cultivar essa leguminosa em sua casa, de uma maneira simples e fácil!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 23 de março – Você já pensou em cultivar ervilhas deliciosas em sua casa, de uma maneira simples? Para isso, o Horta, Jardim e Cia irá apresentar os segredos para o cultivo de ervilhas, para que tenha essa leguminosa fresquinha em sua casa, de uma forma simples e prática.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que a ervilha é uma planta rica em vitaminas A, B e C, além de conter muitos sais minerais. Veja abaixo, o passo a passo de como cultivá-la.

Aprenda os segredos para o cultivo de ervilhas

Primeiramente, a ervilha possui duas espécies, sendo a ervilha-torta, que se usufrui de seus grãos e a vagem, e a ervilha em grão, que pode ser chamada de ervilha para debulhar, somente podendo consumir o que fica dentro da vagem, no caso, seus grãos.

Continua depois da publicidade

Pertencente à classe das leguminosas, essa é uma planta herbácea com produção anual e que possui características de ser trepadeira ou prostrada, vive com as folhagens seguras em algum objeto.

A princípio, suas folhas são simples e as flores têm um caule flexível e delicado. Verifique abaixo o passo a passo para cultivar essa planta.

Os segredos para o cultivo de ervilhas
Aprenda os segredos do cultivo de ervilhas: saiba como produzir em sua casa. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como diferenciar inhame bom do inhame venenoso com dicas especiais

Solo e adubo ideal 

O solo onde plantará a ervilha, pode ser jardim, horta ou vasos para ficar na varanda. O pH precisa ficar acima dos 6,5, sendo um solo de fácil manuseio, sem distinção de acidez, fertilidade e umidade.

Saiba que a terra não pode ser encharcada na hora da rega. Além disso, utilize adubos naturais e com níveis abaixo de nitrogênio. Por último, lembre-se de misturar calcário ao solo, com uma antecedência de 90 dias

Ambiente ideal para a ervilha germinar

O encharcamento de água prejudica as raízes da ervilha. Por isso, mantenha sempre os cuidados durante a rega, colocando pouca quantidade de água e várias vezes ao dia.

Isso porque, deve haver um meio de sustentação para as ervilhas conseguirem se apoiar, afastando qualquer dano ao contato da vagem com a terra do jardim ou horta. Afinal, esse é o principal motivo de ser uma espécie de trepadeira.

O clima perfeito para essa planta é o temperado, de forma as temperaturas devem ter variações de 14 e 19 ºC, sempre oscilando entre esses números, sendo que temperaturas que ultrapasse os 25 ºC trazem consequências a vagem e o florescimento da ervilha.

Além disso, lembre-se sempre de verificar se o clima é adequado e se o solo é propício para o desenvolvimento dessa leguminosa.

Os segredos para o cultivo de ervilhas
Aprenda os segredos do cultivo de ervilhas: saiba como produzir em sua casa. Foto: Adobe Stock

Dicas especiais para o manejo da planta

É muito comum aparecerem insetos a fim de danificar a folhagem da planta, deixando-a enfraquecida, por essa razão utilize maneiras simples e naturais para os manter longe, como chá ecológico ou usando a própria natureza a seu favor, coloque uma muda de hortelã próximo a ervilha.

Por fim, leia também: Como adubar a terra com esterco corretamente? Confira aqui dicas importantes

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...