Anúncio

Aprenda os segredos para cultivar pepino em casa e tenha o fruto livre de agrotóxicos

Saiba como plantar pepinos em casa, de uma forma simples e fácil!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 24 de maio de 2022, por Sônia Lopes — Já pensou em cultivar uma horta com pepinos em sua casa, sem utilizar agrotóxicos? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar como cultivar pepino em casa, e  produzir muitos frutos. Dessa maneira, você poderá produzir deliciosos pepinos que estarão sempre frescos para utilizar em saladas ou em suas receitas. Veja abaixo, o passo a passo de como cultivar.

Continua depois da publicidade

Aprenda os segredos para cultivar pepino em casa e ter muitos frutos

O pepino é o alimento perfeito para trazer frescor nos dias quentes. Portanto, é uma ótima opção para ser cultivado. Porém, para garantir frutos de qualidade, e em abundância, é necessário seguir alguns segredos.

Aprenda os segredos para cultivar pepino em casa
Aprenda os segredos para cultivar pepino em casa: tenha hortaliças livres de agrotóxicos: Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como deixar sua flor de cera cheia de cachos

Continua depois da publicidade

Escolha da variedade de pepino

Antes de pensar em como cultivar o pepino, escolha a variedade desejada. No Brasil, os mais famosos são os japoneses e caipira que podem chegar até 30 centímetros de comprimento, e por sua facilidade de cultivo, são os mais indicados para iniciantes.

O lugar deve ser perfeito

Por ser uma planta que gosta de calor, escolha um lugar que tenha contato com o sol para o seu pepineiro ser plantado, e em seguida, separe um vaso que precisa ter no mínimo 30 centímetros de altura e largura.

Substrato ideal

Para criar o terrário ideal, comece com o drenador de água. Portanto, preencha o fundo do vaso com areia de construção ou pedaços de cerâmica, e em seguida, adicione terra, e misture com húmus de minhoca.

Aposte em arames e cabos de vassouras

Durante o seu crescimento, o pepino gosta ser tutorado. Portanto, para a felicidade do nosso amigo, é importante fazer uma cerca com quadro cabos de vassouras, e em seguida, passar o arame a sua volta.

Desse modo, os cabos de vassouras e arames, podem ser substituídos por barbantes e tubos, sem que isso comprometa no resultado. Com o tutorado, o pepineiro pode chegar em até três metros de altura.

Plantando as sementes

Quando for plantar, faça buracos na terra de até três centímetros de profundidade, em seguida, aloje as sementes, e finalize cobrindo-as com terra. Assim apesar de a profundidade ideal ser três centímetros, é interessante conferir sempre na embalagem.

De início, você pode plantar mais de uma semente no mesmo vaso. Porém, quando uma semente germinar, será necessário remover as demais para evitar que as sementes não germinadas impeçam o processo de adubação.

O clima perfeito

Por fim, uma planta que gosta de temperaturas elevadas, para desfrutar dos benefícios do pepino, é importante deixá-lo temperaturas de no mínimo 18º c. Porém, ele deve ser regado com frequência, mas de modo que sua raiz não fique encharcada.

Se você mora em locais frios não desanime. Existem diversas formas simples para criar uma estufa no conforto do seu lar, que irão garantir um pepineiro fértil e saudável para a sua horta.

Aprenda os segredos para cultivar pepino em casa
Aprenda os segredos para cultivar pepino em casa: tenha hortaliças livres de agrotóxicos: Foto: Canva Pro

Gostou de aprender essas dicas?

Então leia também essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022 e saiba mais!

Por fim, leia também: Aprenda a fazer um mini jardim dentro de um apartamento: tenha uma decoração incrível

Carregando comentários aguarde...
...