Anúncio

Begônia gosta de sombra ou sol? Descubra o clima ideal para o cultivo

Veja algumas alguns cuidados essenciais para o cultivo dessa belíssima flor, e veja como o clima pode influenciar na sua floração!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Está com dúvidas sobre o cultivo da begônia, e se ela gosta de sombra ou sol? Para entender melhor sobre isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explica tudo o que você precisa saber sobre o cultivo dessa belíssima flor. Além disso, se você está à procura de plantas ornamentais para crescer à sombra, saiba que essa espécie é ideal para esse tipo de ambiente, e também para decorar a sua casa.

Continua depois da publicidade

Descubra se a begônia gosta de sombra ou sol

Para o Feng Shui, a Begônia tem múltiplos significados, como prolífico, feliz, delicioso e cordial. É uma planta nativa dos trópicos e muito cultivada comercialmente em vasos no Brasil.

Além disso, as flores da begônia são muito utilizadas para decorar ambientes por causa das cores fortes e marcantes das flores e folhas.

Continua depois da publicidade
Begônia gosta sombra sol
Begônia gosta de sombra ou sol? Descubra o clima ideal para o cultivo. Foto: Canva Pro

Leia também: Como produzir mudas de Begônia? Conheça as maneiras mais práticas e fáceis

Luminosidade e cuidados

Se você se pergunta se a begônia gosta de sombra ou sol, saiba que esta planta não gosta de ser exposta ao sol pleno, principalmente sol da manhã e da tarde. No entanto, é ideal fornecer luz solar indireta (algumas espécies podem até resistir à sombra).

Portanto, as begônias são uma boa variedade para ficar dentro de casa perto de janelas. Embora existam muitas variedades na natureza, o cuidado com o cultivo é basicamente o mesmo, não importa qual variedade você escolha.

Geralmente, as begônias preferem temperaturas moderadas, entre 20º e 28º C, e luz direta. Por isso, o mais recomendado é plantá-la em um local que possa receber luz solar, mas fique atento à proteção contra chuva, frio e vento.

Rega

Enquanto o solo estiver seco, deve ser regado. Mas cuidado: não molhe as folhas e flores ao regar, apenas o solo. Remova as folhas mortas e doentes das begônias para evitar que caiam e contaminem o solo.

Se você notar folhas marrons nas begônias, isso pode indicar que a planta está sofrendo com pouca água, portanto, forneça melhor umidade do solo. Na primavera, a poda geral é feita para estimular a produção de novos brotos.

Para fazer isso, corte na diagonal, sempre acima das folhas. A adubação deve ser feita a cada dois meses com torta de mamona, nitrato de cálcio ou NPK.

Conheça os tipos de begônias:

Depois de saber se a begônia gosta de sombra ou sol, o primeiro passo para aprender a cultivar begônias é entender os tipos mais comuns. No entanto, como são centenas de espécies, uma dica é ter informações sobre as principais.

Rex

É uma planta de cores vivas que gosta de sombra, solo úmido e rico, porém, por outro lado, é perfeita para quem vive em climas mais quentes. Lembre-se, ela pode ser cultivada em árvores, em vasos ou até mesmo em vasos.

Metálica

Esta begônia é nativa do Brasil e, diferentemente da anterior, possui folhas mais grossas, verdes e com manchas prateadas.

Venosa

Ótima para quem quer cultivar begônias mas não tem experiência, pois é uma variedade vertical com folhas grossas e arredondadas. Mas se tiver dúvida se begônia gosta de sombra ou sol, lembre-se: ela gosta da ausência de luz solar direta e umidade.

Begônia gosta sombra sol
Begônia gosta de sombra ou sol? Descubra o clima ideal para o cultivo. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...