Anúncio

Como cultivar agrião? Saiba como fazer uma hortinha com essa planta deliciosa

Aprenda a cultivar essa deliciosa hortaliça em sua casa, e tenha mais saúde em sua mesa!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2022, por Priscila Lívia — Que tal aprender o passo a passo de como cultivar agrião em sua casa? Confira hoje, aqui no Horta, Jardim & Cia do Folha GO, o algumas dicas de manejo dessa hortaliça deliciosa, e que é muito benéfica a nossa saúde e que pode ser facilmente cultivada em vasos, garrafas pet e canteiros.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar o agrião

O agrião é fonte de diversos nutrientes que servem para o nosso organismo. Isso por que, ele é rico em cálcio, potássio, fósforo, magnésio, vitamina C, A, E, B1, B₂ e B₃. Além disso, tudo ele  contém também algumas fibras em sua composição.

Continua depois da publicidade

Para fazer proveito de forma 100% natural desses nutrientes você pode iniciar um cultivo dessa planta em casa. Porque assim você tem a garantia de que o agrião não recebeu nenhum tipo de agrotóxicos, logo vale a pena aprender a cultivar essa plantinha.

Como cultivar agrião
Como cultivar agrião? Saiba como fazer uma hortinha com essa planta deliciosa. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba o porquê do pé de abóbora não segurar os frutos

Plantio de agrião no vaso

O primeiro passo é estar de posse das sementes, você pode adquiri-las pela Internet, em casas de jardinagem ou com alguém que tenha um vaso de agrião em casa. As espécies mais conhecidas são agriões comum, agrião de jardim é agrião d’água.

O vaso para  essa hortaliça deve ser bem espaçoso. Além disso, deve ter a profundidade de no mínimo 15 cm e ter buracos no fundo, para proporcionar uma boa drenagem, os vasos indicados são os de plástico e evite a terracota.

Substrato do vaso

A preparação do vaso deve ser feita da seguinte forma: coloque um tecido geotêxtil no fundo do vaso, pois evita que o substrato fuja na hora das regas. Acrescente pedrinhas ou cascalho em cima do tecido para melhorar o escoamento.

O substrato adequado para o agrião deve ter PH entre 6,5 a 7,5. Assim, escolha uma mistura sem terra que tenha  musgo e vermiculita ou permite. Então, encha o vaso de substrato deixando livre apenas 5 cm antes da borda. Em seguida regue bem.

Sementes

Com o vaso prontinho é o momento de colocar a semente. A saber, coloque a sente no vaso cerca de 0,6 cm no substrato, deixando um espaço entre.as sementes de 7 a 10 cm. Então certifique-se de que o vaso receba luz solar indireta.

Já que o agrião precisa de 6 horas diárias de luz solar. Todavia, não deve ser diretamente nele esse sol. Pois, os raios solares podem queimar a planta, principalmente se ela ainda for jovem. Nesse caso, escolha um lugar adequado e que tenha pelo menos meia sombra para o seu cultivo.

Como cultivar agrião
Como cultivar agrião? Saiba como fazer uma hortinha com essa planta deliciosa. Foto: Canva Pro

Cuidados

Feito o plantio da semente, coloque a bandeja drenável abaixo do vaso e regue bem o substrato até escorrer. Porém, a água não deve ficar empossada na parte de cima do vaso. Troque a água da bandeja a cada três dias.

O aconselhável é regar o substrato diariamente sempre com uma garrafa de spray. Outra dica para manter o solo intacto é recorrer a um plástico fino para cobrir a superfície,  logo que você cobre e faça furinhos nele para que o ar circule.

Assim, você consegue reter a água. Entretanto, assim que os brotos começarem a surgir o plástico deve ser retirado. Quando o agrião atingir de 12 a 15 cm de altura, você já poderá tirar os primeiros ramos da hortaliça.

Leia também: Aprenda como plantar pimentas usando garrafas PET: tenha sempre em casa

CHEIRINHOS para CASA: aprenda a fazer os MELHORES e mais BARATOS AROMATIZANTES CASEIROS

Carregando comentários aguarde...
...