Anúncio

Como cultivar chuchu em pequenos espaços? Aprenda um método simples e prático

Saiba como cultivar esse delicioso vegetal em sua casa, mesmo tendo um jardim pequeno ou morando em um apartamento!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2022, por Karla Camacho. Que tal aprender a como cultivar chuchu em pequenos espaços de forma simples e prática? Para te ajudar, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha Go, irá apresentar algumas técnicas de manejo que são muito fáceis, e que ajudam o chuchu se desenvolver em espaços menores, quando plantando em vasos ou canteiros.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, será possível cultivar chuchu livre de agrotóxicos em sua casa, mesmo que o seu jardim seja pequeno ou até mesmo, em sacadas de apartamentos. Veja abaixo, como cultivar.

Como cultivar o chuchu no vaso

O chuchuzeiro é uma planta trepadeira, e o seu cultivo pode ser feito em casa, dentro de um vaso ou canteiro. Além disso, trata-se de uma planta que apresenta uma grande quantidade de vantagens para a saúde de quem o consome. Isso por que, além de ter baixas calorias, o seu fruto é rico em água e em vitamina C.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar, que o chuchu também auxilia no combate a pressão arterial, perca de peso e na prevenção a prisão de ventre. Sendo assim, veja abaixo como cultivar chuchu em pequenos espaços e tenha os benefícios que esse alimento pode te oferecer.

Aliás, por ser uma planta tropical, saiba que o chuchuzeiro se desenvolve de uma melhor forma em ambientes quentes e úmidos. Veja abaixo, dicas incríveis de manejo.

Cultivar chuchu
Como cultivar chuchu em pequenos espaços? Aprenda um método simples e prático. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como fazer um adubo incrível com reaproveitamento; veja agora as etapas

Escolha uma semente de chuchu

Primeiramente, você irá precisar de um chuchu-semente, e isso você pode conseguir diretamente com um produtor. No entanto, se você preferir, pode esperar que esse vegetal fique duro e forme uma semente que irá brotar.

Além disso, saiba que o broto precisa medir em torno de 10 cm a 25 cm, sendo o tamanho ideal para você cultivá-lo em pequenos espaços.

Prepare o vaso

Após escolher a semente do chuchu, é preciso preparar o vaso para receber essa planta. Além disso, saiba que o chuchu não exige muito para o plantio.

Por isso, quando você for preparar a terra do vaso, basta que o substrato seja fértil e rico em matéria orgânica e fósforo. Pois, são esses nutrientes, que a planta precisa para crescer e se desenvolver completamente.

Faça o plantio

O cultivo do fruto com broto ou o chuchu-semente, deve ser feito de cabeça para baixo no solo. Para isso, coloque toda a parte do broto sob a terra ou substrato do vaso que você já preparou, conforme especificado anteriormente.

Dessa forma, você irá garantir que o broto tenha um desenvolvimento saudável e livre de problemas.

Além disso, escolha um vaso médio e tenha um espaço necessário para que o chuchuzeiro cresça de uma maneira adequada. Uma dica, é colocar um pedaço de madeira para que a planta possa se enrolar nessa estaca.

Cultivar chuchu
Como cultivar chuchu em pequenos espaços? Aprenda um método simples e prático. Foto: Canva Pro

Ofereça luz para o chuchuzeiro

Por fim, basta esperar que a planta cresça e comece a produzir chuchus. No entanto, durante essa tempo, você deve manter o vaso em um local que recebe uma alta intensidade de luz solar.

Mas tome cuidado com a temperatura do local, visto que o chuchuzeiro não pode ficar exposto diretamente sob a luz o sol muito forte.

Além disso, saiba que a temperatura ideal para cultivar o chuchu em pequenos espaços, fica em torno de 18°C a 27°C. Assim como a rega, que deve ser realizada de maneira constante, para que essa planta se desenvolva bem.

Leia também: Dica de ouro para acabar com formigas cortadeiras: elimine utilizando apenas 3 ingredientes

Aprenda a fazer um delicioso OVO DE COLHER com a confeiteira TÂMARA de SALVADOR – BA

Carregando comentários aguarde...
...