Anúncio

Como cultivar couve em canteiros? Faça saladas deliciosamente fresquinhas

Aprenda a maneira ideal para ter couve em casa!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Quem tem a possibilidade de ter um canteiro dentro de casa sabe a maravilha que é poder cultivar e colher alimentos orgânicos e saudáveis. Nesse caso, uma das hortaliças mais fáceis de serem cultivadas é a couve. Conheça hoje, 18 de janeiro de 2022, como cultivar couve em canteiro, aqui no Horta e Jardim & Cia.

Continua depois da publicidade

A couve

A couve é um vegetal bastante rico em vitaminas, principalmente a vitamina K, E e C, além de alguns minerais, como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Sua utilização se dá de diversas formas, podendo ser consumida crua, refogada, em charuto de carne, cozida, e até em sucos.

Continua depois da publicidade

A folha é de origem Mediterrânea, já sendo plantada e consumida bem antes de Cristo. Ela veio para o continente americano quando os europeus colonizaram o continente, e só depois de alguns anos que a folha se popularizou no Brasil. Atualmente, ela virou símbolo principal de acompanhamento da tradicional feijoada.

Como cultivar Couve Manteiga: confira dicas para ter uma planta cheia de folhas Como cultivar Couve Manteiga: confira dicas para ter uma planta cheia de folhas
Couve: Foto: Canva Pro

Além do mais, existe mais de uma espécie de couve, sendo as mais usadas a couve manteiga verde crespa e lisa, couve manteiga roxa e a couve gigante. Se você pretende cultivar a couve em casa, confira abaixo as melhores formas.

Veja também: Como fazer um canteiro de alface? Aprenda a cultivar em sua casa

O solo para a couve

O mais indicado é um solo adubado, que possua cerca de 2 até 5 kg de esterco bovino curtido por metro quadrado de solo. Além de também acrescentar o fertilizante mineral NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), para enriquecer o solo. O importante é que a terra permaneça bem drenada, sem acúmulo de água.

O plantio

Em seguida, cultiva-se a couve através das sementes ou utilizando mudas de plantas adultas. No caso das sementes, estas devem ser plantadas diretamente no solo ou em sementeiras, para só após atingirem cerca de 10cm serem transportadas para o solo definitivo.

Entretanto, caso opte por cultivar as mudas, o ideal é usar os rebentos de uma planta adulta, com cerca de 20 centímetros. Então, basta enraizar no solo, e em alguns dias ela irá criar raízes.

Clima e luminosidade

Como cultivar couve em canteiros? Faça saladas deliciosamente fresquinhas
Como cultivar couve em canteiros? Faça saladas deliciosamente fresquinhas. Foto: Canva Pro

O clima ideal para a couve é o clima mais frio e ameno, sendo possível cultivar durante o ano todo! As folhas conseguem tolerar altas temperaturas, mas não é o ideal. Pois, quanto à luminosidade, a planta prefere bastante luz solar direta, e apenas poucos momentos de sombra, para que não queime as folhas.

Irrigação

Rega-se as plantas diariamente 2 vezes por dia, preferencialmente no início da manhã e no final da tarde, entretanto, deve-se avaliar o solo, pois ele deve ficar apenas úmido, sem encharcar.
Sendo assim, se o solo ainda estiver muito úmido evite regar. Ademais, também irá variar com o clima do cultivo, climas mais quentes e secos demanda regas mais intensas.

Então, agora que você sabe como cultivar couve em canteiro. Aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Veja também: Como cultivar hortelã em vasos? Confira agora o método correto

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...
...