Anúncio

Como cultivar cravo no jardim? Aprenda dicas infalíveis de cultivo e floração

Saiba como cultivar essa belíssima flor em seu jardim e decore o ambiente com as suas cores vivas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, PR, segunda, sexta-feira, 06 de maio de 2022, por Michele Azevedo – Que aprender a como cultivar cravo no jardim da sua casa? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha Go, irá apresentar o passo a passo de como cultivar essa belíssima planta, que traz muita beleza e elegância para o ambiente.

Continua depois da publicidade

Apesar dessa espécie exigir muito cuidado e atenção no decorrer do seu cultivo, saiba que todo o esforço vale a pena, devido a beleza que ela proporciona para o ambiente.

Como cultivar cravo no jardim

Saber como cultivar cravo no jardim, é o primeiro passo para ter sucesso no cultivo dessa espécie. Além disso, saiba que essa é uma planta bastante cultivada em diversas regiões do mundo.

Continua depois da publicidade

A princípio, os jardineiros podem cultivá-la de diferentes formas, podendo ser em vasos decorativos ou canteiros domésticos e plantações em larga escala.

No entanto, independentemente do processo escolhido, as características da espécie, devem ser consideradas. Vale lembrar que o cravo é uma planta originária da região mediterrânea da Europa e o seu plantio pode ser feito por meio de sementes ou por divisão (estacas).

Contudo, o cravo é conhecido por ser uma planta bastante aromática. Porém, não são todos os cultivares que possuem cheiro.

Como cultivar cravo no jardim
Como cultivar cravo no jardim? Aprenda dicas infalíveis de cultivo e floração. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como podar o lírio da paz para florir muito

Como plantar por sementes

Em relação ao plantio, pode ser realizado na sementeira ou diretamente no solo em em local definitivo.

No caso das sementes, é importante colocá-las com  0,5 cm de profundidade do solo. Isso porque, caso não seja feito dessa maneira, a planta poderá ter dificuldades para se desenvolver.

Além disso, saiba que ao plantar as sementes em um clima ameno, a germinação pode acontecer em até 3 semanas. Dessa maneira, quando elas atingirem entre 5 cm a 8 cm de altura, será possível transportar as mudas para um local definitivo.

Como plantar por divisão

O plantio dos cravos também pode ser realizado por divisão (estacas), sendo um procedimento que acontece por meio das plantas mais velhas, que costumam apresentar vários ramos já enraizados em sua composição.

Quando as plantas são encontradas com essas condições, é possível realizar a divisão e então replantar, para gerar mudas.

Como cultivar cravo no jardim
Como cultivar cravo no jardim? Aprenda dicas infalíveis de cultivo e floração. Foto: Canva Pro

Quais são as condições adequadas para o plantio?

A princípio, o cravo é uma espécie fácil de cultivar. Entretanto, assim como qualquer outra planta, ela possui algumas exigências quanto ao solo, regas e exposição ao sol. Entre essas características, podemos citar:

Solo: Especialistas recomendam o uso de um solo com bom processo de drenagem, fértil, leve e rico em matéria orgânica. O pH deve ser entre 6,6 a 7,5, entretanto, o cravo tolera os níveis 6,0 e 8,0.

Clima: Para que o desenvolvimento do cravo seja o melhor possível, realize o plantio em áreas com clima ameno ou frio.

Iluminação: É importante oferecer algumas horas de exposição solar ao cravo. Cerca de 4 a 5 horas, aproximadamente, é suficiente por dia.

Regas: O cravo gosta do solo levemente úmido, mas nunca encharcado. Quando existe excesso umidade, o desenvolvimento do plantio é afetado.

Ciclo do Cultivo: Por se tratar de uma planta do tipo perene, é comum que o ciclo de cultivo seja anual ou bienal.

Ao oferecer todos esses cuidados ao cravo, ele consegue se desenvolver saudavelmente no jardim.

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...