Anúncio

Como cultivar planta de supermercado? Saiba como não deixar ela morrer

Aprenda a manter a sua planta saudável e bonita por mais tempo, apenas com cuidados simples!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Apesar de parecerem estar sempre lindas e brilhosas, as plantas de supermercados são conhecidas pela sua morte rápida. Isso ocorre, pelo fato de o supermercado ser um ambiente favorável para o seu cultivo. Pensando nisso, hoje 26 de janeiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá te mostrar o passo a passo sobre como cultivar planta de supermercado.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar planta de supermercado

Nos supermercados, vemos aquelas lindas mudas de plantas que estão vigorosas e com muito brilho, mas ao chegar em casa e ao passar alguns dias, é comum que essas plantinhas venham a murchar e então morrer.

Veja a seguir, alguns cuidados que você deve tomar para que a sua planta se adapte em seu novo lar.

Continua depois da publicidade
Como cultivar planta de supermercado? Saiba como não deixar ela morrer. Foto: Canva Pro

Leia também: Misturinhas caseiras que ajudam a desenvolver as plantas: receitas para fazer adubos orgânicos poderosos

Qual é a importância da aclimatação?

Inicialmente é necessário realizar uma aclimatação nas plantas adquiridas para o ambiente em que ela vai ficar. Isso é necessário, devido as mudanças bruscas de temperatura que costumam levar a planta a morte ou danos fisiológicos.

Depois de alguns dias na aclimatização, então já é possível seguir para com os procedimentos de plantio.

Plantas das categorias lenhosas ou as semi-lenhosas, após passarem pelo processo de aclimatação terão uma maior resistência e com isso, irão adquirir uma maior rusticidade. Nesse caso, também é possível realizar o plantio destas espécies em ambientes abertos e com maior incidência solar.

O que fazer após a aclimatação?

Seguido do procedimento de aclimatação, coloque a planta em um local com meia sombra. Porém, isso depende da espécie de planta a qual está sendo cultivada.

Além disso, o ambiente também deve estar com uma temperatura estável e sem muitas oscilações, sendo agradável para a planta.

Necessidade do controle da umidade

O solo ou substrato presente no vaso ou canteiro ao qual irá realizar o plantio, deve conter umidade adequada a espécie da planta, não podendo haver água empossada ou que o solo esteja encharcado. Pois, isso acarreta o apodrecimento das raízes das plantas.

Assim como, a irrigação deve ser feita através do borrifamento de água nas folhas algumas vezes no dia. A frequência e a quantidade de água a ser borrifada nas folhas ou no solo varia conforme a época do ano (seca ou chuvoso) e das temperaturas.

Pois, quando o cultivo ocorre em ambientes com temperaturas elevadas e com baixa umidade, é necessário realizar a regar com maior frequência.

Como cultivar planta de supermercado? Saiba como não deixar ela morrer. Foto: Canva Pro

Como fazer a adubação

Conforme a indicação dos produtores da muda adquirida, recomenda-se realizar a adubação foliar uma vez por semana ou conforme a necessidade da espécie de planta adquirida. Assim como, a adubação foliar deve ser feita a cada 15 dias e ao anoitecer devido, visto que nesse período os estômatos das folhas estão abertos.

No entanto, não podemos esquecer que todo cuidado é contínuo, fazendo com que seja necessário dedicação. Até que a planta demonstre estar evoluindo bem e que já não precisa mais de tantos cuidados.

Benefícios para a raiz

O sistema radicular da planta recém adquirida que até então era ineficiente, após todos estes simples cuidados (aclimatação, adubação e irrigação) começam a se desenvolver. Logo, ela passará a absorver umidade com uma maior eficiência, impedindo que a planta morra por desidratação, desnutrição ou por variação de temperatura.

Leia a seguir: 5 dicas para acabar com as cochonilhas: conheças as melhores maneiras

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...