Como fazer germinar um caroço de abacate? Tenha o seu próprio abacateiro
Saiba como ter o seu próprio abacateiro, a partir da germinação do caroço de abacate!
Rio de Janeiro, 13 de março – Que tal produzir abacate em sua casa e ter o seu próprio abacateiro? Para te ajudar a cultivar essa deliciosa fruta, o Horta, Jardim & Cia irá te ensinar a como fazer germinar um caroço de abacate.
Além disso, saiba que essa fruta é muito nutritiva e também oferece diversos benefícios para a nossa saúde, devido ao fato de ser rica em diversos nutrientes, principalmente o potássio. Veja abaixo, como fazer a germinação da semente e o plantio da maneira correta.
Saiba como fazer germinar um caroço de abacate: tenha o seu próprio abacateiro
Para muitos, o abacate é uma fruta de difícil cultivo e cuidado. No entanto, ao seguir o passo a passo da forma correta de como germinar o caroço do abacate, é possível ter um abacateiro vistoso e saudável em casa, deixando a alimentação mais rica e nutritiva.

Leia também: Aprenda a cultivar Beijinhos sem virar moita e alastrar
Primeiro passo: retirando o caroço
O primeiro passo é simples e começa com a própria fruta. É recomendado que se use a fruta cultivada de maneira orgânica, mas se não houver essa possibilidade é possível utilizar a comprar em supermercados.
Ao conseguir a fruta, deve-se abrir e retirar o caroço. É necessário ter cuidado ao cortar o abacate para não estragar o caroço que será utilizado na germinação. Recomenda-se, então, fazer um corte longitudinal com cerca de 1,5 cm de profundidade e, assim, retirar o caroço com facilidade.
Segundo passo: cuidados para obter a muda de abacate
Após retirar o caroço do fruto, recomenda-se limpar ele com cuidado para não retirar a casca castanha, pois uma vez retirada diminui as hipóteses de ocorrer uma efetiva germinação da semente.
Encha um copo com água e coloque 3 a 4 espetos no caroço, que servirão de suporte para ele estar equilibrado sob o copo. O ideal é que o caroço fique parcialmente submerso no copo, a aproximadamente 2,5 cm de água.
Não se esqueça de tomar alguns cuidados, como renovar a água regularmente e deixar o copo próximo de uma janela. Esses detalhes contribuirão para que a semente germine e surjam algumas raízes.
Terceiro passo: cuidados com o broto
Após cerca de 2 meses, o broto começará a crescer e algumas folhas vão começar a aparecer. Mantenha o broto no copo com água até atingir a altura entre 10 e 20 centímetros, e só depois disso transfira para um vaso. Ademais, durante esse tempo é possível fazer a poda do broto de abacate, retirando as folhas mais antigas.
Em contrapartida, somente quando a muda já estiver grande demais para ser mantida em um vaso e que deve ser transferida para o solo. O importante é ter paciência e cuidado com ela.

Quarto passo: cuidados especiais com o abacateiro
Quando o vaso não for mais suficiente para o tamanho da planta, será preciso plantar diretamente no solo. Do mesmo modo, é importante garantir que o solo tenha boa drenagem, seja fértil e rico em matéria orgânica, condições ideais para um bom desenvolvimento do abacateiro.
Além disso, um outro cuidado exigido é em relação à rega da planta. O abacate gosta de água e, por esse motivo, o ideal é regar diariamente, a fim de mantê-lo com bom crescimento. Desse modo o seu abacateiro vai conseguir atingir a época de frutificação em todo o seu potencial.
Por fim, leia também: Conheça 5 plantas para interior de casa ou apartamento
Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO



