Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!



Como fazer mudas de limão Taiti? Aprenda o passo a passo

Aprenda a fazer mudas de limão da maneira correta, e saiba como fazer o plantio e o cultivo do limoeiro!

Anúncio


Rio de Janeiro, 14 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Você sabe como fazer mudas de limão Taiti da maneira correta? Para te ajudar, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como fazer mudas dessa árvore frutífera e apresentar algumas técnicas de manejo, para que você possa cultivá-la e produzir bons frutos.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer mudas de limão Taiti

O limão Taiti é uma fruta cítrica que é bastante procurada nas feiras nos supermercados, devido ao seu preço que costuma ser mais acessível do que as outras frutas.

Continua depois da publicidade

A princípio, o limão é muito utilizado para fazer sucos e também como temperos de diversos pratos da nossa culinária.

Continua depois da publicidade

Por isso, se você possui algum espaço de terra em sua casa, uma dica é cultivar esse árvore frutífera para produzir limões que podem ser consumidos no seu dia a dia. 

Para realizar o processo de plantio, você deve começar pelo processo de preparação das mudas, que apesar de parecer difícil, é muito mais simples do que você imagina.

Veja abaixo, o passo a passo de como preparar e plantar mudas de limão Taiti de uma fácil e prática.

Como fazer mudas de limão taiti
Como fazer mudas de limão Taiti? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Confira 8 plantas perfeitas para decorar o seu banheiro

O que cortar? Como cortar?

Para iniciar a produção de mudas, primeiro você deve escolher um limoeiro saudável e que não possua nenhum tipo fungo. Isso porque, a planta que você irá cultivar, terá um desenvolvimento parecido com a muda da planta matriz.

Além disso, procure por galhos novos e que tenham cerca de 25 centímetros do comprimento. Em seguida, corte a estaca na haste, onde ela se prende aos galhos mais velhos.

Feito isso, deixe-o de molho em um recipiente com água morna e saiba que essa última parte é muito importante. Pois, irá influenciar na fixação da muda no futuro.

Preparando o vaso e o solo para conservação da muda

No próximo passo, você deverá preparar um substrato que seja macio para colocar a muda, auxiliando no crescimento e desenvolvimento da planta.

Além disso, se achar necessário, acrescente hormônios para que as raízes se fixem mais rápido e molhe bem à terra, sem deixá-la encharcada. Feito isso, pegue a haste que você havia cortado e corte as suas folhas, deixando apenas as que estiverem no topo.

Dessa maneira, a muda não irá precisar de muitos nutrientes para as folhas e poderá concentrar-se apenas na formação da raiz.

Uma dica, é enrolar à terra que você plantou a muda em uma sacola, facilitando o processo de transplante para o solo do jardim. No entanto, lembre-se de fazer furos pequenos no fundo da sacola, para que ocorra a drenagem da água.

Aliás, saiba que existem vasos próprios para essa finalidade, que são biodegradáveis e não prejudicam o meio ambiente .

Finalizações possíveis para garantir que a muda sobreviva

Algumas pessoas gostam de optar por utilizar sacolas nas mudas. Isso porque, elas criam uma espécie de efeito estufa, facilitando o desenvolvimento da planta.

Nesse caso, é importante realizar as regas com frequência e sempre tomando cuidado para não deixar o solo com umidade em excesso.

Além disso, saiba que demora uma período de 3 a 4 semanas, para que as mudas estejam firmes o bastante, dentro do vaso ou da sacola. Porém, as raízes só estarão resistentes de uma maneira segura, após 60 dias do plantio.

Por isso, a planta só poderá ser trocada de vaso após  2 meses do plantio, podendo variar de acordo com o clima e com a variedade do limão.

Contudo, lembre-se de fazer uma observação constante no desenvolvimento, verificando os sinais de que as raízes estão se desenvolvendo.

Como fazer mudas de limão Taiti? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Por fim quer saber mais dicas de agricultura? Dirija-se à Casa Vogue para novos truques sobre jardim de especiarias. Publicados por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: 3 adubos perfeitos para usar na samambaia; vão explodir em folhas novas

Saiba COMO FAZER um MINI BOLO VULCÃO para VENDER e como fazer uma RENDA EXTRA com especialistas

Carregando comentários aguarde...
...
...