Anúncio

Como fazer mudas de rosas por estacas? aprenda o passo a passo

Saiba como ter belas roseiras com este método eficaz de plantio!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Que tal aprender a fazer mudas de rosas por estacas? Saiba que essa técnica de plantio, é uma das mais eficientes, visto que a planta chega ao estágio adulto de uma forma mais rápida. Além disso, ajuda a planta alcançar o florescimento com uma estrutura mais robusta. Por isso, hoje 15 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá explicar como fazer mudas de rosas por estacas.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer mudas de rosas

Hoje você vai aprender como fazer mudas de rosas por estacas. Afinal, quem não admira uma bela roseira em seu jardim repleto de outras flores, não é mesmo?

Para que você tenha a rainha das flores em seu jardim, você precisa aprender como fazer mudas de rosas por estacas. Em primeiro lugar, precisará de galhos que meçam aproximadamente 40 centímetros. Afinal, eles serão usados como apoio para a planta.

Continua depois da publicidade

Para isso, retire o galho da roseira que tenha uma espessura mediana. Ou seja, que não sejam nem muito novos (ponteiros) nem muito velhos. Depois disso, retire todas as folhas desde a base até o meio do galho.

Mudas de rosas por estacas
Como fazer mudas de rosas por estacas? aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Como cuidar da rosa do deserto? Saiba como ajudar a florescer

Saiba como fazer mudas de rosas por estacas

Com o galho da roseira em mãos, você vai precisar preparar o solo. Para isso, use a própria terra do jardim de sua casa com acréscimo de matéria orgânica.

Aliás, a mistura ideal é de 2 partes da terra de jardim e 1 parte de material orgânico. Sendo assim, utilize o adubo mais indicado: o de esterco bovino curtido.

Afinal, sabe-se que as roseiras amam esse fertilizante. Portanto, é a melhor opção para que você tenha mudas fortes para sua roseira.

Então, misture muito bem o esterco junto com a terra para que ela toda fique mais forte graças a esse composto orgânico. Pois, além de um bom desenvolvimento, suas rosas estarão livres dos fungos que se espalham pelo substrato.

Molhe bem o solo

Antes de saber como fazer mudas de rosas por estacas, você deve molhar bem o substrato. Aliás, faça isso até que a água saia pelos orifícios de drenagem do seu vaso.

Então, aconselhamos que regue todos os dias para ter um bom resultado. Mas o ideal é reduzir paulatinamente a quantidade de água usada para essa irrigação.

Essa cautela é ideal para que a planta seja regada. Sendo assim, não terá um solo encharcado que possibilita a criação de bactérias nas raízes. O que infelizmente, causará o apodrecimento de sua planta.

Mudas de rosas por estacas
Como fazer mudas de rosas por estacas? aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Plante na melhor época do ano

Além de saber como fazer mudas de rosas por estacas, é preciso saber qual é a melhor fase do ano para cultivar roseiras bem floridas em seu jardim.

Portanto, o melhor período para o cultivo dessa planta acontece durante o começo da primavera. Pois, nessa fase a planta está em um rápido desenvolvimento. Sendo assim, retirar um galho pra propagar suas mudas nessa época é uma boa ideia.

Leia também: Misturinha bomba para florir rosa do deserto: Aprenda a fazer

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...