Devido a sua beleza exuberante, a rosa é uma das flores mais cultivadas no mundo. No entanto, se você deseja cultivar esse linda flor em sua casa ou jardim, mas está com dúvidas. Saiba que hoje, 12 de janeiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá te ensinar o passo a passo sobre como fazer mudas de rosas por estacas.
Conheça um pouco sobre a rosa
Pertencente à família Rosaceae, existem várias espécies de rosas. Aliás, muitas delas são híbridas. Com isso, é possível encontrá-las nas mais diversificadas cores, formas e tamanhos, sendo uma das flores mais comercializadas em floriculturas.
Além disso, cada rosa possui, um significado especial. A rosa branca por exemplo, representa a paz e a pureza, enquanto a vermelha, simboliza o amor e a paixão.
Muito além dos buquês, elas são utilizas para a decoração de jardins e canteiros, além de enfeitarem e perfumarem os ambientes. Por incrível que pareça, seu aspecto robusto não implica dificuldades na hora de seu cultivo, sendo muito mais fácil do que se imagina.

Leia também: Saritéia é perfeita para pergolado; veja como cultivar
Como cuidar das rosas
Por serem cultivadas no mundo todo, elas se adaptam a diferentes climas. Principalmente ao nosso, que é o tropical e de altas temperaturas, sendo perfeito para um florescimento saudável. No entanto, é importante que sempre ofereça a ela, uma boa iluminação.
Inicialmente, regue-a todos os dias. Quando florir, molhe exclusivamente nos dias que estiverem mais quentes e secos. Além disso, sempre forneça uma boa adubação. Recomenda-se no mínimo, 3 vezes ao ano, com compostos orgânicos e minerais.
Sendo bem tratada, as Rosas se desenvolvem mais rapidamente e de modo mais sadio.
Como fazer mudas de rosas por estacas
É muito vantajoso multiplicar as flores para dar a alguém, vender ou simplesmente para ter um jardim mais cheio, criando mais arranjos e decorando outros ambientes. Para isso, há muitas formas de se fazer mudas das rosas, através de de talos em vegetais ao método por estaca. Entenda como isso funciona.
Corte dos talos
Primeiramente, corte os talos da rosa. Escolha os mais finos, com a espessura de um lápis, por exemplo, optando pelos que medem de 20 a 30 cm.
Aliás, muitas pessoas indicam cortar os ramos que saem do caule principal, os que formam a letra Y, por serem mais resistentes.
Colocação na água
Realize o corte abaixo do gomo de forma horizontal ou vertical. É válido preservar os gomos já que deles saíram novos brotos. Limpe a estaca tirando as folhas e em seguida, coloque-as em um recipiente com água, deixando de molho por dois dias.

Como fazer mudas de rosas por estacas: plantação
Após o tempo de espera, coloque o galho em um vaso com terra rica em substrato vegetal, como húmus de minhoca e areia, fazendo com que solo fique bem solto, facilitando o enraizamento e drenagem.
Por fim, enterre à estaca respeitando o sentido do espinho, já que eles indicam a direção do plantio. Molhe e aguarde em média 5 dias, e já aparecerão resultado.
Com essas dicas simples e básicas de como fazer mudas de rosas por estacas, você consegue ter muito mais facilidade na hora do plantio, e consegue novas plantas incríveis sem dificuldade.
Leia também: Rosa do deserto: tudo o que você precisa saber para cuidar dela