Como fazer um canteiro de alface? Aprenda a cultivar em sua casa

Aprenda dicas infalíveis para ter essa hortaliça deliciosa em sua casa"

Como fazer um canteiro de alface? Aprenda a cultivar em sua casa. Foto: Canva Pro
0 387

Se você é um amante de jardinagem e gosta de cultivar hortaliças em sua casa, para evitar agrotóxicos. Que tal fazer um canteiro de alface? Apesar de parecer algo difícil, saiba que é muito mais fácil do que você imagina. Para te ajudar com isso, hoje 14 de janeiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá te ensinar a como fazer um canteiro de alface em casa, de maneira simples.

Aprenda a fazer um canteiro de alface em casa

Sempre que vamos falar de como fazer um canteiro de alface, ficamos repetindo a importância do solo para isso. Isso por que, essa verdura demanda uma alta qualidade da terra para ser cultivada.

Além disso, suas raízes são muito sensíveis e por esse motivo, precisam de um solo bem drenado e macio, havendo riqueza de material orgânico para um o cultivo eficiente.

como fazer um canteiro de alface
Como fazer um canteiro de alface? Aprenda a cultivar em sua casa. Foto: Canva Pro

Leia também: Misturinha caseira para lírio da paz florir muito! Aprenda

Importância do solo

Se você está pensando em fazer um canteiro de alface em seu quintal. Saiba que é necessário preparar bem o solo, para receber essa planta. Nesse caso, você ter um canteiro com 15 cm de altura e ele precisa de adubação constantemente antes de estar pronto para receber as mudas.

Ou seja, é preciso começar a preparar o solo com dois meses de antecedência do plantio, para garantir a planta cresça e se desenvolva a ponto de entregar uma produção satisfatória.

Escolha do tipo de alface faz a diferença

A escolha do tipo de alface faz diferença. Isso por que, há espécies que não são apropriadas para canteiros. Nesse caso, mesmo com um solo rico em nutrientes e tomando os devidos cuidados com a rega, a planta não irá se adequar em ambientes com as dimensões descritas anteriormente.

Isso acontece, porque algumas espécies dessa hortaliça são indicas para regiões de clima mais ameno. Nesse caso, em temperaturas mais altas elas tendem a florescer e apresentar caules maiores, além de não fecharem o seu topo.

Prepare o canteiro

Feita a adubação correta e constante em seu canteiro, você deve prepará-lo para receber as sementes. Para isso, comece abrindo os buracos que devem medir 10 cm de profundidade e 8 cm de largura.

Depois disso, coloque 3 sementes em cada uma dessas pequenas covas e aplique uma camada de terra para fechar esse espaço.

Irrigação sem encharcar

O processo para que as sementes germinem, dura em média 15 dias. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso que você sempre irrigue o solo, tomando os cuidados necessários de não deixar a terra encharcada.

Além disso, nessa fase do processo você deve tomar cuidado com os insetos e fungos que insistem em acabar com a sua horta.

Saiba como fazer um canteiro de alface - Reprodução Canva
Como fazer um canteiro de alface? Aprenda a cultivar em sua casa. Foto: Canva Pro

Colheita do alface

Se você escolheu cultivar essa hortaliça em casa, tem em mente um acontecimento. Sendo a hora da colheita de um alimento que faz parte da salada brasileira.

Saiba que esse momento chega, após longos 50 dias do início da plantação. Para isso, basta cavar ao redor da planta e puxar até que ela saia inteira.

Por fim, leia também: Decoração De Varandas: Conheça 5 Plantas Pendentes Que São Perfeitas

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Comentários
Loading...