Anúncio

Quer fazer mudas e plantar babosa? Saiba que é possível fazer através da folha

Aprenda a cultivar essa planta de uma maneira fácil em sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 24 de maio de 2022, por Lorena Rogenski ─ Que tal cultivar babosa em sua casa e aproveitar os benefícios dessa planta? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como plantar babosa através da folha, utilizando algumas técnicas de manejo que ajudam no crescimento e desenvolvimento dessa planta. Dessa maneira, você poderá colher as folhas de babosa em sua casa, e aproveitar os benefícios que essa planta oferece para a pele e cabelo.

Continua depois da publicidade

Como plantar babosa através da folha

Existem várias técnicas para cultivar babosa, e uma delas é por uma única folha dessa espécie. Entretanto, para alcançar bons resultados, é necessário saber como plantar babosa através da folha. Antes de seguir essa técnica, é necessário compreender que a folha não consegue formar raízes para crescer.

Continua depois da publicidade

No entanto, é possível cultivar a babosa por uma única folha, já que as chances dela cair são relativamente pequenas. Para dar início ao plantio, os jardineiros devem encontrar uma folha com no mínimo 8 cm de comprimento.

Além disso, lembre-se que ao pegar uma folha em uma propriedade particular, peça permissão ao proprietário antes de retirá-la.

Como plantar babosa através da folha
Como plantar babosa através da folha? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Flor que parece uma estrela? Conheça essa belezura e confira dicas de cultivo

Passo a passo

Assim que estiver com a folha em mãos, siga corretamente todo o passo a passo:

Corte a folha pela base: Para dar início ao cultivo, com uma faca afiada e limpa em mãos, corte a base da babosa. Corte em um ângulo para baixo, seguindo a direção do caule.

Mantenha a folha em um ambiente quente: Quando estiver com a folha devidamente cortada, deixe ela em um ambiente quente até que um filme se forme sobre ela. Esse período leva alguns dias ou semanas para acontecer.

Encontre um vaso adequado: Assim que a folha estiver com o filme formado, o próximo passo é encontrar um vaso com furos para o processo de drenagem. Essa espécie gosta de muita água, mas não gosta de ficar encharcada.

Adicione solo e o umedeça: Coloque solo para cactos no vaso e umedeça com água. Caso não tenha esse tipo de solo, faça uma mistura com areia e parte da terra para envasamento.

Coloque a folha no vaso: A folha da babosa deve estar virada para baixo. Cerca de um terço deve ficar dentro do solo. Considere mergulhar a planta em hormônio para raízes, isso evitará que bactérias apareçam no local.

Cuidados especiais

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, a babosa não é uma planta que exige muitos cuidados. Entretanto, existem alguns fatores que melhoram o seu desenvolvimento, como o clima, a luminosidade, a irrigação, entre outros.

Clima

A babosa é uma espécie que se adapta em regiões com clima tropical, subtropical e equatorial. Ou seja, ela mostra melhor desenvolvimento em temperaturas quentes.

Luminosidade

Mantenha a babosa em Sol pleno ou em meia-sombra. Caso queira cultivar dentro de casa, é importante mantê-la em uma área que receba cerca de 8 horas de luz solar diariamente.

Irrigação

A babosa é uma espécie de suculenta, ou seja, mesmo que goste de água, ela não suporta solo encharcado. Recomenda-se regar uma vez na semana.

Adubo

Mantenha a babosa em um local com 50% de terra orgânica adubada e 50% de areia. Além disso, incluir um pouco de argila no vaso, evita que a raiz apodreça.

Como plantar babosa através da folha
Como plantar babosa através da folha? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...