Anúncio

Como plantar ipê em vaso? Veja dicas para ter essa beleza em sua casa

Siga o passo a passo simples e enriqueça seu ambiente com essa flor

Anúncio


Continua depois da publicidade

Normalmente, quando se pensa em ipês, logo vem a mente imagens de árvores relativamente grandes e carregadas de flores. Afinal, ela é muito utilizada para arborizar áreas urbanas, trazendo mais beleza e frescor. Mas será que tem como plantar ipê em vaso? Saiba mais hoje, 19 de janeiro de 2022, aqui no Horta, Jardim & Cia.

Continua depois da publicidade

Descobrindo como plantar ipê em vaso

Ter como plantar ipê em vaso é a melhor alternativa para aquelas pessoas que não possuem muita experiência em plantio de árvores e para quem deseja cultivar somente algumas unidades. Vale a pena destacar que as mudas são oriundas de sementes, as quais chegam a permanecer 6 meses em sacos plásticos até brotarem.

Continua depois da publicidade

Observe com atenção os passos a seguir para plantar uma árvore de ipê em vasos.

Solo e plantio

Antes de mais nada, plante a muda em um vaso contendo solo argiloso, que pode ser facilmente comprado em lojas especializadas. Cabe destacar que esse solo deve ser rico em material orgânico, devendo ser argiloso.

Veja ainda: Saiba agora mesmo como cultivar batata doce e obter sucesso na colheita

Uma vez que essa é uma planta de grande porte, que cresce muito, podendo alcançar 30 metros de altura e até 90 cm de diâmetro, escolha um vaso de 50 litros, dotado de furos na parte inferior para a drenagem. Caso o vaso seja grande e a árvore jovem, é só mantê-la próxima a uma janela com boa incidência de luz solar.

Adubação

A adubação das raízes deve ocorrer todo mês com adubo do tipo NPK 10-10-10 diluído em água. Aliás, procure seguir à risca todas as instruções de diluição do fabricante

Como plantar ipê em vaso
Como plantar ipê em vaso. Fonte da imagem: Pixabay

A propósito, você pode adubar a terra na qual ocorrerá a germinação que demora cerca de 14 dias para o despontar dos primeiros brotos. A fim de que isso seja possível, eles devem ficar em uma área com bastante sol.

Os meses de floração dependem da cor do ipê:

  • Agosto: Ipê branco
  • Julho a novembro: Ipê Amarelo
  • Inicia em junho: Ipê Rosa

Regas

As regas devem ser frequentes na fase de muda. Depois, já é possível reduzir essas regas, buscando fazê-las sempre que a terra aparentar estar um pouco mais seca.

Um dado importante é que como os ipês costumam florescer em períodos de seca, a recomendação é diminuir a quantia de água, para auxiliar na simulação de uma “situação de seca”, nos meses que antecedem a floração.

Luz, clima e poda

Trata-se de uma árvore nativa capaz de se adaptar com facilidade em diversas regiões do Brasil. No que diz respeita luminosidade, o ipê roxo, amarelo, rosa branco são grandes fãs de luz solar plena.

Por incrível que pareça, as podas não exercer uma influência direta na floração. O que é indicado é a chamada poda de limpeza, a fim de se retirar os galhos secos ou mesmo as folhas mortas.

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Você já deve ter ouvido falar sobre essa planta, inclusive sobre os benefícios dela, não é mesmo? Mas se não ouviu, ou ouviu pouco, não se preocupe, que hoje vamos te ensinar como plantar, cultivar e manter a sua lavanda sempre linda e saudável… pra você tirar o melhor que ela tem pra te oferecer!

Carregando comentários aguarde...
...
...