Anúncio

Como plantar semente de abacate? Veja como fazer lindas mudinhas

Veja como plantar e cultivar o abacate!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Está com dúvidas sobre como plantar e cultivar o abacate a partir da semente? Saiba que esse tipo de plantio é relativamente simples, sendo necessário tomar alguns cuidados específicos quanto a germinação da semente. Para te ajudar com esse processo, hoje 15 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá te explicar o passo a passo sobre como plantar semente de abacate.

Continua depois da publicidade

Saiba como plantar a semente de abacate

O abacate é um fruto muito comum e utilizado no mundo culinário. Por ser um fruto rico em óleos essenciais e minerais, portanto muito recomendado para dietas ou aquisição de nutrientes de forma natural.

Este fruto então pode ser consumido de forma natural, através de suco ou batidas, sorvetes e até usado na hidratação de cabelos. Por ser um fruto muito versátil, então há a procura de como plantar e ter esta planta em casa.

Continua depois da publicidade
Como plantar semente de abacate
Como plantar semente de abacate? Veja como fazer lindas mudinhas. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba agora mesmo como cultivar morango em vaso: veja dicas para ter frutos bonitos e saborosos

Limpeza do caroço e preparo

Para remover o caroço do abacate, basta cortar a fruta ao meio entretanto cuidado para não danificar a semente. Após a remoção do caroço, limpe-o, mas não retire a casca castanha da semente.

Após a limpeza da semente do abacate, espete-o com 3 a 4 palitos, então servindo para apoiar o caroço na beirada de um copo com água. O ideal é que o caroço fique parcialmente submerso no copo. Esta água deve ser renovada diariamente.

Plantação

O caroço após 2 semanas começara a germinar e a casca ficará mais seca, caindo em seguida. Então quando a semente tiver raízes e um caule com folhas, com altura de 20 centímetros,  então já é necessário fazer o transplante desta muda para o solo.

O abacateiro é uma planta exigente quanto a fertilidade do solo. Portanto, no momento de plantar a muda no solo, é importante que este possua matéria orgânica e que tenha uma boa drenagem de água.

Irrigação

O abacateiro é uma planta que requer uma irrigação diária, portanto é necessário que o solo na qual a planta estiver, esteja úmido. Entretanto a falta ou excesso de água faz com que a planta tenha baixo crescimento e não se desenvolva.

Colheita

O abacateiro começa a dar frutos quando atinge cerca de 2 anos de vida após seu plantio. Estes frutos podem ser colhidos assim que estiverem quase maduros ou maduros por completo, estando prontos para consumo e replantio da semente.

Como plantar semente de abacate
Como plantar semente de abacate? Veja como fazer lindas mudinhas. Foto: Canva Pro

Cuidados

O abacateiro é uma planta que requer cuidados diários, seja com a irrigação e até mesmo no local onde foi plantado. Esta planta é de grande porte, portanto é ideal que seu plantio seja feito em um canteiro ou quintal que tenha espaço para a planta expandir naturalmente.

Leia também: Faça chá da planta certa: saiba diferenciar capim-limão de cidreira

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...