Anúncio

Corações emaranhados: veja dicas para cultivar em sua casa e criar mudas

Conheça essa planta incrível, e saiba como cultivar de uma maneira simples!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2022, por Karla Camacho – Que tal aprender a cultivar corações emaranhados em sua casa? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar mais detalhes sobre essa belíssima planta, e ensinar o passo a passo de como cultivá-la.

Continua depois da publicidade

Além disso, abaixo iremos explicar algumas técnicas de manejo para que ela cresça e fique sempre bonita e florida, para chegar no estágio adulto, e gerar novas mudas para expandir o seu cultivo.

Saiba tudo sobre corações emaranhados

Corações Emaranhados, é uma planta do tipo suculenta, cujo nome cientifico é Ceropegia woodii. A principio, a origem do seu nome, está nas suas folhas.

Continua depois da publicidade

Isso porque, elas ficam dispostas em um emaranhado em forma de coração. Por isso, essa planta é muito conhecida pelas pessoas em geral, e costuma ser muito procurada em datas comemorativas.

Na maioria das vezes, as suas folhas são verdes, mas existe uma subespécie que possui uma coloração rosa e branca. Normalmente, no dia dos namorados, o comércio dessa espécie aumenta consideravelmente, e o seu cultivo se torna um pouco mais massificado.

Corações emaranhados
Corações emaranhados: veja dicas para cultivar em sua casa e criar mudas. Foto: Canva Pro

Leia também: Minhocultura: saiba como fazer a chave do sucesso da sua horta; confira o passo a passo

Como cuidar dessa planta?

O primeiro passo para cultivar Corações Emaranhados, é regular a quantidade de água na rega. Isso porque, essa planta não necessita de uma terra muito úmida para se desenvolver, de modo que o excesso de água pode fazer com que ela se enfraqueça e murche.

Além disso, o uso de vasos de cimento e de barro, é a melhor opção para que o crescimento ocorra da forma correta. O motivo para utilizar esses tipos, é que eles são porosos.

Com isso, permitem uma melhor circulação de ar no amontoado de terra, fazendo com que as raízes sejam mais oxigenadas.

Contudo, o seu cultivo deve ser feito sob luz direta durante o dia, havendo um pouco de iluminação no período da manhã para manter a atividade fotossintética das suas folhas.

Como fazer muitas mudas de corações emaranhados?

Uma característica interessante da Corações Emaranhados, é a sua alta capacidade de se multiplicar dentro do vaso, sendo uma ótima opção para quem gosta de plantas volumosas.

Nesse caso, a estaquia é o método mais eficaz para fazer mudas, além de ser um processo muito simples. No qual, é necessário apenas fazer uma na haste e enterrar a ponta no substrato.

Além disso, saiba que a ferramenta utilizada deve estar limpa e esterilizada, para não contaminar a parte que estará mais exposta. Uma semana após feito, a ponta enterrada deve ser regada para que se inicie o crescimento das raízes.

Aliás, uma outra forma também efetiva, é enterrar os tubérculos que vão aparecendo ao longo das hastes da planta. Nesse caso, o corte deverá ser feito de forma em que o tubérculo seja solto ainda com algumas folhas e com a haste presa a ele.

Em seguida, apenas será preciso enterrá-lo no substrato deixando a haste para fora. Neste método, também é necessário realizar a rega, somente após uma semana após o processo. Após esse período, os cuidados devem voltar a serem como de costume.

Corações emaranhados
Corações emaranhados: veja dicas para cultivar em sua casa e criar mudas. Foto: Canva Pro

Saiba mais sobre como decorar seu jardim

Quer saber mais sobre jardinagem? Então confira essa matéria de Marcelo Lima, de 01/02/2022, para o Estadão, com dicas para colocar mais cor no jardim.

Por fim, leia também: 5 folhagens de médio porte que adoram ficar dentro de casa; confira

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...