Anúncio

É possível cultivar laranja no Brasil? Entenda

Conheça a história do cultivo da Laranja e entenda algumas dúvidas comuns sobre o plantio e manejo dessa fruta!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Hortolândia, 12 de junho de 2022, por Amanda Silveira ─ A laranja é uma das frutas mais amadas e cultivadas no Brasil, que exporta a maior parte da produção para o mundo. Se você tem dúvida de como cultivar laranja no Brasil, confira hoje, no Horta Jardim & Cia do Folha GO, o passo a passo de como fazer o cultivo e produzir laranjas de qualidade. Afinal, não há melhor do que ter a oportunidade de produzir as suas próprias frutas em casa, e aproveitar essas delícias quando quiser.

Continua depois da publicidade

Sobre o cultivo da Laranja

Primeiramente, saiba que a resposta é sim, é possível cultivar laranja no Brasil. Inclusive, essa é a fruta mais produzida no país e está presente em todos os estados, devido a sua popularidade.

Além disso, saiba que a laranja é uma das maiores representantes das frutas cítricas. Seu sabor costuma ser doce ou levemente ácido (mais azedo), de acordo com o tipo da laranja. Além de ser rica em vitamina C, a fruta possui diversos nutrientes importantes para prevenir doenças e deixar o organismo mais resistente.

Continua depois da publicidade

Saiba que o consumo da laranja trás diversos benefícios à saúde e ainda diminui os níveis de colesterol ruim no organismo.

Contudo, apesar de ser a fruta mais produzida em nosso país, a laranja ainda tem particularidades quando se trata do plantio. Por isso, é importante estar atento a alguns detalhes para ter uma fruta saudável e bem deliciosa para consumo.

Cultivar laranja
É possível cultivar laranja no Brasil? Entenda. Foto: Canva Pro

Leia também: Faça uma horta em latas de tinta e transforme seu ambiente com sustentabilidade

Os benefícios da laranja

Antes de saber como cultivar laranja, é importante conhecer todos os benefícios que essa fruta pode nos trazer. Assim, é possível aproveitar todas as deliciosas formas de preparo e entender o que ela pode oferecer para nosso corpo de forma saudável.

A fruta é rica em vitamina C, flavonoides, betacaroteno, fibras e outros nutrientes importantes, como o potássio. Por isso, tem características muito positivas para nossa saúde, com poderes antioxidantes, que trazem uma série de benefícios para nosso corpo. Entre eles, estão:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • redução dos riscos de doenças cardiovasculares;
  • diminuição do colesterol;
  • controle da pressão alta;
  • prevenção de gripes e resfriados;
  • desaceleração do envelhecimento;
  • apoio à saúde dos olhos.

Viu só como plantar laranja pode beneficiar o seu corpo? Além disso, a laranjeira é uma linda árvore com belíssimas flores! O melhor é que, sim, dá para cultivar laranja mesmo em espaços reduzidos.

Como cultivar laranja

Existem diversas formas de plantar uma laranjeira. Primeiro, é importante escolher o tipo de laranja que você deseja ter em casa, visto que cada uma tem gosto diferente. As variedades mais comuns são laranja-pera, laranja-lima, laranja-Bahia e laranja-da-terra.

É possível aprender como cultivar laranja pela semente. No entanto, ela pode levar de 10 a 15 anos para crescer e gerar frutos. Por isso, a forma mais recomendada é utilizar mudas. A estaquia é a maneira que domina quando se trata do plantio da fruta.

Como cultivar laranja por estaquia

Portanto o processo de como cultivar muda de laranja é simples. Para o plantio em vaso, é importante escolher um recipiente grande, de 60 a 100 litros, para a árvore se desenvolver completamente.

Utilize a primeira camada do solo deve ser de argila expandida. Em seguida, coloque partes iguais de substrato e um pouco de calcário em pó, misturando tudo (exceto a argila). Então, o próximo passo é fazer o plantio da muda, retirando o plástico que a envolve e a colocando no vaso, de forma que o substrato cubra a raiz.

Para o plantio no solo, é importante que o local tenha terra drenável, para que a água não fique acumulada e queime as raízes da planta . Então, cave um buraco profundo, com pelo menos 40 cm de diâmetro em volta da muda. Assim, a planta poderá se desenvolver de forma correta.

Cultivar laranja
É possível cultivar laranja no Brasil? Entenda. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Quantas vezes devo regar as violetas? Aprenda as dicas infalíveis

DICAS VALIOSAS de como cuidar da sua MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS com muito carinho

Carregando comentários aguarde...
...