Anúncio

Erva-cidreira é um santo remédio: aprenda a cultivar em sua casa

Conheça os benefícios que a erva cidreira traz para a nossa saúde, e veja como cultivá-la de uma forma muito simples e fácil!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 29 de maio de 2022, por Greison Fiel — Que tal cultivar uma planta que é considerada um incrível remédio natural? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como plantar erva-cidreira em sua casa, de uma maneira muito simples e fácil. Além de ser muito utilizada para fazer chás, a erva-cidreira também é utilizada como um ingrediente para receitas, devido ao seu sabor marcante e levemente adocicado.

Continua depois da publicidade

Como plantar erva-cidreira? Veja o passo a passo

Sobre o plantio da erva-cidreira, ele pode ocorrer a partir das sementes ou com o plantio de touceiras e podem ser realizados em qualquer período do ano. Além disso, quando for realizar o processo de plantio, saiba que é recomendado o espaçamento  mínimo de 3 cm entre cada semente.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, você irá evitar que ocorra a disputa por nutrientes em um mesmo espaço. Em relação a cova para o plantio, o mesmo deve ser com meio centímetro de profundidade e evite cava mais fundo do que isso, para evitar o retardamento do crescimento da erva-cidreira. Veja abaixo, mais detalhes sobre o cultivo dessa planta que é considerada um remédio natural.

Como plantar erva-cidreira
Erva-cidreira é um santo remédio: aprenda a cultivar em sua casa. Foto: Canva Pro

Leia também: O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

Sobre o solo para plantar a erva-cidreira

Esse é um fator muito importante no processo de cultivo. Para isso, você deve procurar um solo que tenha um grande valor nutritivo e seja bem úmido. Além disso, procure colocar húmus de minhoca e adubo quando for realizar o preparo do solo.

Cuidados

Tenha cuidado quando for irrigar, devido a que muitos indivíduos acabam regando muito e encharcando o solo ou esquecem de rever o sistema de drenagem do solo está funcionando.

Isso porque, mesmo que você faça o processo de plantio e manejo do solo da forma correta, o excesso de umidade pode fazer com que apodreça as raízes da planta. Além disso, fique atento durante o crescimento da erva-cidreira e procure afastar as plantas uma das outras, para que não façam sombras para parceira ao lado

Ciclo do cultivo da erva-cidreira

A princípio, essa planta pode chegar em tamanho considerável. No entanto, cerca de 40 centímetros é o tamanho médio. Além disso, saiba que a erva-cidreira produz flores que são pequena e que normalmente, surgem entre julho e junho.

A erva-cidreira pode ser plantada num vaso?

A resposta é sim. No entanto, esse tipo de cultivo exige alguns cuidados a mais. Pois, quando for preparar o vaso para recebê-la, é essencial pensar no escoamento, para que haja uma boa drenagem da água da rega. Além disso, você deve coloca o vaso em contato com a luz solar, por no mínimo  4 horas diárias.

Para que a planta se desenvolva bem, uma dica para quem for plantar no vaso é fazer uma camada de pedra ao fundo para ajudar na drenagem do solo.

Transplante do vaso para o solo

Ao passar cerca de mês após a plantação, deverá ser feito o transplante para o solo do seu jardim ou quintal. Nesse momento, é crucial verificar se as raízes da planta estão firmes na terra. Caso não estejam, evite realizar o procedimento para que a sua possa se desenvolver mais.

Como plantar erva-cidreira
Erva-cidreira é um santo remédio: aprenda a cultivar em sua casa. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Segredos da Zamioculca; veja como preparar o ambiente ideal para recebe-la

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...