Anúncio

Faça uma horta em vasos pequenos: veja dicas para espaços pequenos

Saiba como planejar e construir uma horta para espaços pequenos, como sacadas de apartamentos ou casas sem espaço para jardim !

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 03 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Mora em casa ou apartamento, deseja uma horta mas possui pouco espaço? Pensando nisso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a fazer uma horta em vasos pequenos que se adequa a qualquer espaço. Dessa maneira, você poderá mudar os vasos de lugar conforme as condições do ambiente, além de produzir temperos ou hortaliças sem utilizar agrotóxicos.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer uma horta em vasos pequenos

Está pensando em plantas suas próprias hortaliças e temperos em casa? No começo pode ser que as pessoas achem algo muito elaborado. No entanto, saiba que é uma tarefa bem tranquila, podendo ser até terapêutico.

Sendo assim, o primeiro passo é decidir o lugar adequado para colocá-la e depois a maneira de cultivá-la.

Continua depois da publicidade
Horta em vasos pequenos
Faça uma horta em vasos pequenos: veja dicas para espaços pequenos. Foto: Canva Pro

Leia também: Aprenda a cultivar de girassol anão: uma flor perfeita para decorar o seu jardim

Escolha dos vasos

É possível montar a sua horta em vasos pequenos usando diversos tipos de vasos, como os quadrados, as jardineiras ou os redondos. Nesse caso, o único conselho que damos é escolher um que possua furos no fundo para que facilite a água escorrer.

Além disso, não se esqueça de que os vasos mais baixos secam mais rapidamente. Por isso, é preferível que eles possuam mais de 10 centímetros de altura.

Materiais e montagem dos vasos

Os materiais necessários para criar uma horta em vasos pequenos são: mudas, terra, sementes, areia, manta de Bidim, composto orgânico e argila expandida.

Para fazer a preparação do solo, é preciso ter areia, solo fertilizado e composto orgânico – cada um com uma função. É importante pesar os três igualmente, pois o solo fornece umidade correta para que as plantas se desenvolvam, a areia ajuda na drenagem e o composto orgânico vai fornecer os nutrientes necessários para as plantas prosperarem.

Ao iniciar a montagem do vaso, coloque barro expandido ao fundo e depois do barro, coloque a manta de Bidim que irá ajudar na drenagem e evitar a perda de nutrientes da rega. Em seguida, insira o solo preparado com 3 partes (areia, terra e composto orgânico).

Depois de completar o vaso com terra, você deve plantar as mudas ou semear as sementes. Para o adubo, é importante adicionar algum tipo de fertilizante que possa fornecer à planta os nutrientes necessários, como potássio, fósforo e nitrogênio.

Escolha o local correto

Antes de começar sua horta em vasos pequenos, é importante escolher um local de plantio dedicado. Portanto, antes de iniciar a horta, pesquise as plantas que deseja cultivar. Alguns dólares precisam de mais sol, enquanto outros precisam de rega constante – o que pode afetar sua saúde.

Uma das vantagens desta opção é a versatilidade. Por exemplo, se você está pensando em começar um jardim de apartamento, considere o plantio vertical. Nesse caso, braquetes de madeira, fios ou qualquer outro material de sua preferência seriam os aliados ideais.

Com ele, você pode facilmente apoiar sua horta em vasos e floreiras, cultivando lindas plantas em espaços mais apertados. Os efeitos visuais também são impressionantes.

Horta em vasos pequenos
Faça uma horta em vasos pequenos: veja dicas para espaços pequenos. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...