Anúncio

Farmácia viva em sua casa: aprenda a cultivar arnica em seu quintal

Conheça a arnica, uma incrível erva medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e muito mais!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Que tal cultivar uma planta medicinal em sua casa, que pode ser utilizada de diversas formas? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como cultivar arnica no quintal da sua casa, de forma simples e prática. Além disso, abaixo iremos explicar mais detalhes sobre essa planta medicinal que pode ser utilizada como um santo remédio para diversos tipos de doenças, dores e lesões.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar arnica em seu quintal

A arnica não é uma das plantas mais fáceis de serem cultivadas. Isso porque, é preciso oferecer condições favoráveis para seu desenvolvimento, como um solo rico em nutrientes e ligeiramente ácido, contendo sílica em sua estrutura.

Caso você tenha dúvidas sobre isso, será necessário contatar um  especialista em qualidade do solo para avaliar se o seu quintal é favorável para cultivar arnica. Caso contrário, será preciso preparar à terra antes realizar o plantio das mudas dessa flor.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que a altitude da região em que será cultivada essa planta, deve estar entre 600 a 2.400 metros e precisa ser rústica com meia sombra.

Cultivar arnica no quintal
Farmácia viva em sua casa: aprenda a cultivar arnica em seu quintal. Foto: Canva Pro

Leia também: Dicas para cultivar calêndulas: aprenda a cultivar essa linda flor em sua casa

Semeadura da arnica

Para quem deseja cultivar arnica no quintal através das sementes, saiba que é preciso usar uma caixilharia para isso. Visto que ela precisa dessa estrutura para germinar.

Sobre a época ideal para fazer o plantio das sementes de arnica, é durante os meses mais frios do ano que vai de junho até agosto. Além disso, o transplante deve ser feito quanto a planta ainda estiver jovem e de forma separada em um solo úmido.

Dessa maneira, a floração irá ocorrer no ano seguinte ao replante da arnica.

Cuidados com a arnica

Depois de todos os cuidados para o plantio em seu quintal, a arnica começa a ficar mais fácil de ser mantida. Aliás, saiba que ela não requer muita manutenção e qualquer pessoa consegue oferecer tudo o que a arnica precisa para se manter saudável. Nesse caso, estamos falando de um solo com boa capacidade de drenagem e escoamento.

Além disso, é importante realizar as regas de forma moderada e evitando que o solo fique encharcado. Sobre a colheita da arnica, deve ser feita no começo do dia e as flores devem ficar em um ambiente seco e quente. Dessa maneira, elas irão secar e poderão ser utilizada para os fins medicinais que essa planta oferece.

Cultivar arnica no quintal
Farmácia viva em sua casa: aprenda a cultivar arnica em seu quintal. Foto: Canva Pro

Veja mais cuidados com as plantas

Assim como a arnica, outras plantas podem trazer muitos benefícios para saúde humana. Portanto, veja mais sobre isso nesta matéria do Globo, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Como salvar uma planta muito seca? Veja métodos para evitar o replantio

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...