Anúncio

Ficus Lyriata: aprenda a cultivar essa belíssima planta para decorar ambientes

Aprenda o passo a passo de como cultivar Ficus Lyrata: Uma planta ornamental para deixar a casa com um cantinho verde

Anúncio


Rio de Janeiro, 06 de abril de 2022, por Priscila Lívia — Você conhece ou já ouviu falar em uma belíssima planta chamada Ficus lyriata? Por isso, o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como cultivar essa bela planta, que é perfeita para decorar ambientes.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que essa planta vem conquistando cada vez mais espaço na ornamentação de casas, visto que ela adapta muito bem em diferentes ambientes. Veja abaixo, como cultivá-la.

Ficus Lyriata: como cultivar essa bela planta

Ficus Lyriata é uma ótima planta para quem deseja ter um cantinho verde dentro do lar. Pois, essa planta se adapta bem às condições ambiente. Entretanto, deve ter cuidado para colocá-la em locais estratégicos da casa.

Continua depois da publicidade

Isso porque a ficus lyrata precisa de luz abundante, mas sem contato direto com o sol. Essa plantinha tem a semelhança de uma árvore, pertence à família dos moraceae e é uma planta para ornamentação.

Ficus Lyriata como cultivar essa bela planta
Ficus Lyriata: aprenda a cultivar essa belíssima planta para decorar ambientes. Foto: Canva Pro

Leia também: Descubra 3 segredos que fazem a rosa do deserto dar flor mais rápido

Continua depois da publicidade

Primeiros passos para o cultivo

Antes de mais nada para cultivar essa espécie é necessário um substrato rico, para que ela possa se desenvolver bem. Por isso, a sugestão é utilizar húmus de minhoca, terra vegetal e terra comum em uma proporção de 1:1:1.

Escolha os vasos com cautela. Dê preferência aqueles vasos mais altos e com mais de 25 litros, aquele tipo muito usado em pomar, por exemplo. Lembre-se de fazer uma boa drenagem no vaso com argila expandida.

Onde o vaso deve ficar?

Como a ficus lyrata precisa de luz e você pretende plantá-la internamente, o ideal é colocar o vaso em local que receba bastante luz natural. Então avalie bem qual cômodo da casa é mais arejado para deixá-la por lá.

Agora se deseja cultivar a planta no solo, saiba que ela se desenvolve de forma mais lenta em contato com muito sol. Logo que em regiões com clima tropical, subtropical e equatorial ela pode chegar a medir até 12 metros.

Aprendendo como regar a ficus lyriata

Essa planta assim como a demais aprecia o solo úmido. Todavia é preciso ter cautela na hora de irrigar a planta, principalmente aquelas que estão em vasos mais altos, já que eles dão uma impressão de solo seco.

Por isso certifique-se sempre de que os furos do vaso não estão obstruídos, pois, a água precisa escoar facilmente. E realize as regas de forma moderada, sempre conferindo para o solo não encharcar.

Ficus Lyriata como cultivar essa bela planta
Ficus Lyriata: aprenda a cultivar essa belíssima planta para decorar ambientes. Foto: Canva Pro

Realizar podas e adubação é importante

Saiba que essa planta precisa ser podada com frequência, devido ao seu crescimento ocorrer de forma rápida. Sua poda deve ser realizada para limpá-la das folhas doentes e secas, que atrapalham o crescimento saudável da plantinha.

Além disso, saiba que a cada vinte dias é indicado realizar a adubação da Ficus Lyrata, e para isso use sempre um adubo específico para essa espécie.

Afinal, é preciso estar verificar se os furos de drenagem não estão obstruídos. Capriche em um bom substrato de matéria orgânica e bem drenável, principalmente quando for realizar replantio.

Leia também: Adubo poderoso para suas árvores tombarem de tantos frutos: veja como é simples e econômico.

5 dicas para FACILITAR sua vida na COZINHA; saiba agora mesmo como GANHAR TEMPO e QUALIDADE de vida

Carregando comentários aguarde...
...