Anúncio

Hortênsia gosta de sombra ou sol? Descubra a preferência dessa planta

Confirma mais detalhes sobre o cultivo da Hortênsia, e saiba qual é o tipo de ambiente mais adequado para o seu cultivo!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Se você está com dúvidas se a hortênsia gosta de sombra ou sol, o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar mais detalhes sobreo cultivo dessa linda planta. Além da sua particularidade de produzir flores grandes e altamente decorativas na primavera e no verão, a hortênsia é uma planta que exige alguns cuidados para a sua floração. Veja abaixo, algumas dicas essenciais para o cultivo dessa planta.

Continua depois da publicidade

Saiba se a hortênsia gosta de sombra ou sol

As hortênsias, pertencentes ao gênero Hydrangea, são arbustos semi-lenhosos nativos da China e do Japão, atingindo uma altura de 2,5 m. Dentre as espécies desse gênero, destaca-se H. macrophylla, que leva o nome de uma das áreas turísticas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha ou área das Hortênsias.

Continua depois da publicidade

Caracterizam-se por inflorescências exuberantes, grandes, densas, numerosas e são frequentemente utilizadas em composições de jardins e parques e como vasos na decoração de ambientes. Além disso, eles têm uma gama de cores naturais de branco a azul, roxo, rosa e vermelho.

Hortênsia gosta sombra sol
Hortênsia gosta de sombra ou sol? Descubra a preferência dessa planta. Foto: Canva Pro

Leia também: Begônia gosta de sombra ou sol? Veja algumas dicas de cultivo dessa bela planta

Ela prefere sol ou sombra?

Primeiramente, devemos responder essa pergunta para que você já saiba o tipo de local para colocar sua hortênsia, pois a iluminação é um fator extremamente importante no cultivo de qualquer espécie de planta.

Já podemos dizer que as hortênsias preferem sombra. Isso basicamente significa que ela gosta de se expor ao sol de forma indireta, de modo que os raios solares só podem atingir a planta indiretamente enquanto ela estiver na sombra.

Luminosidade

Essa exposição à meia-sombra permite que a planta receba a luz solar necessária para a fotossíntese, mas ao mesmo tempo não queima devido ao contato direto dos raios do sol com as folhas, o que pode fazer com que ela morra rapidamente.

Dessa forma, pode ser divertido colocar suas hortênsias sob luz solar indireta, ou, se você não tiver esse local, luz solar direta e depois cobrir a planta com algo para protegê-la de maneira muito simples.

Então, agora que você já sabe exatamente se a hortênsia gosta de sombra ou sol, comece a pensar em um lugar assim na sua casa!

Como cuidar

A água é algo importante no momento em que você está cuidando de sua espécie. Eles gostam de rega no mínimo uma vez a cada sete dias, principalmente em clima seco.

A hortênsia também se beneficia de um aumento na aplicação de fertilizantes 1 ou 2 vezes a cada primavera ou verão. A planta é fácil de transplantar, mas só pode fazer isso quando estiver dormente.

Quando chegar o momento, é preciso desenterrar a raiz toda e replantá-la logo. Como as flores dela se produzem a partir de um único nó, é possível realizar a poda delas quando terminarem de florescer. Sendo assim, agora que você já sabe se a hortênsia gosta de sombra ou sol, ficará mais fácil cuidar dessa planta.

Hortênsia gosta sombra sol
Hortênsia gosta de sombra ou sol? Descubra a preferência dessa planta. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...