Anúncio

O que plantar na beira do muro? Veja plantas belíssimas para esse tipo de ambiente

Veja dicas para embelezar o vão entre o seu jardim e o muro, com as plantas certas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 24 de abril de 2022, por Michele Azevedo ─ Ao terminar de fazer o seu jardim, você já se perguntou sobre o que plantar na beira do muro? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar algumas das melhores espécies de plantas para esse tipo de local, visando complementar a beleza do seu jardim e evitando deixar vãos com terra, que podem sujar o seu muro.

Continua depois da publicidade

O que plantar na beira do muro

Escolher o que plantar na beira do muro é uma decisão complicada. Isso porque, em meio a infinidade de opções disponíveis, nem sempre a alternativa mais clara é a melhor escolha.

Geralmente, a grande maioria dos jardineiros optam por cultivar plantas ao lado do muro, para protegê-lo e criar um ambiente mais bonito e sem terra exposta. Nesse caso, o mais indicado é procurar por opções versáteis e por aquelas plantas que dão um aspecto de paisagismo.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que as condições para escolher as plantas, devem levar em consideração tanto o muro, quanto o tamanho da espécie. Isso porque, é fundamental que o crescimento seja menor do que o tamanho muro.

O que plantar na beira do muro
O que plantar na beira do muro? Veja plantas belíssimas para esse tipo de ambiente. Foto: Canva Pro

Leia também: Como cultivar mini rosas em vasos; confira o passo a passo

As bordas são um desafio

Apesar de parecer um grande desafio escolher as plantas certas para colocar na beira do muro, saiba que existem inúmeras opções que cumprem bem esse papel. Para realizar a escolha de uma maneira fácil e assertiva, é necessário o comprometimento por parte dos jardineiros.

Entre os principais desafios, destacam-se:

  • O ambiente, que pode ser mais seco do que os abertos, já que a beirada da parede tende a lançar uma sombra de chuva.
  • É comum que a área tenha o solo raso e que haja entulhes e com acesso restrito devido o cimento.
  • Esse ambiente é estreito, o que limita o plantio de espécies espalhadas e amplas.

Além disso, até um determinado ponto, a beirada pode ser preparada antes de realizar o plantio. Nesse caso, é importante que o solo tenha um escoamento adequado da água, para evitar alagar e comprometer o cultivo das plantas.

Plantio ao lado de muros e paredes

Para locais ao lado de muros, a principal recomendação é a Orquídea Bambu, visto que essa espécie é bastante bonita. Geralmente, quando o plantio é feito nessa região, ela tende a formar uma parede verde ao lado.

Ao mesmo tempo em que o concreto possui um aspecto “duro” e “frio”, ele oferece várias oportunidades de design. Por isso, é sempre importante realizar esse plantio, conforme as condições da espécie.

O que plantar na beira do muro
O que plantar na beira do muro? Veja plantas belíssimas para esse tipo de ambiente. Foto: Canva Pro

Buchinho: Essa planta é bastante característica dentro dos jardins. Além disso, é possível realizar o plantio próximo à beira do muro ou da parede. O buchinho exige pouca manutenção, mas é necessário realizar a poda de tempos em tempos.

Podocarpo: A podocarpo é mais uma espécie indicada para o cultivo ao lado de muros ou paredes. Além disso, essa é a melhor escolha para quem quer criar uma parede verde. Mesmo que o crescimento demore, vale totalmente a pena.

Contudo, lembre-se de seguir todas as orientações e cuidados das espécies, aumentando as chances de seu desenvolvimento ser saudável, para tornar o ambiente ainda mais bonito.

Por fim, leia também: Como guardar água da chuva para usar nas plantas em segurança

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...