Anúncio

Plantas que podem ser cultivadas na água: conheça opções para ambientes internos

Conheça algumas opções de plantas que não necessitam apenas de terra para o seu cultivo, e que se adaptam muito bem em ambientes internos!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2022, por Karla Camacho – Que tal conhecer plantas que podem ser cultivadas na água e que se adaptam bem em ambientes internos? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar algumas plantas que são perfeitas para a decoração de ambientes e que podem ser cultivadas em recipientes transparentes com água. Dessa maneira, você poderá criar uma decoração incrível em sua casa, utilizando espécies que são repletas de beleza.

Continua depois da publicidade

Plantas que podem ser cultivadas na água: conheça opções para interiores

As plantas que se adaptam à água são ótimas opções de decoração, pois suas raízes aumentam ainda mais sua beleza e encanto. Então, cultivar essas plantas em recipientes transparentes é um jeito muito legal de dar vida ao ambiente, além de formar um ponto de interesse.

Continua depois da publicidade

Entretanto, é preciso tomar algumas precauções para não arriscar atrair pernilongos e mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças. Dentre esses cuidados estão:

  • Lavar bem o recipiente com água e sabão antes de colocar a planta;
  • Adicionar duas gotas de detergente neutro à ela;
  • Colocar pedrinhas de rio, cascalho ou outro material no interior do vasilhame;
  • É legal também adicionar algumas lascas de carvão, que não só ajudam a evitar os mosquitos como também a fortalecer as raízes da planta.

Veja abaixo, algumas espécies que podem ser cultivadas dessa forma.

Plantas que podem ser cultivadas na água: conheça opções para ambientes internos. Foto: Canva Pro

Leia também: Água oxigenada para salvar suas plantas? Sim! Conheça esse truque e aproveite os benefícios

Jiboia

A jiboia é uma ótima opção entre as plantas de interior que podem ser propagadas na água. Afinal, ela é muito fácil de cuidar, se adapta muito bem aos ambientes sem muita iluminação e possui lindas folhagens verdes, mescladas e com pintinhas.

Por ser uma planta pendente e que cresce até 1 metro por mês, você pode colocá-la em vasos pendurados e formar belas cascatas. Se preferir, pode fincar um pedaço de madeira no centro do vaso para desacelerar o crescimento.

Com adubação a cada 3 meses, com fertilizantes ricos em nitrogênio, manutenção da água e um pouco de luz por dia, a jiboia fica linda em banheiros, halls de entrada, cozinhas e salas.

Comigo-ninguém-pode

Essa é outra boa opção de planta de interior, que pode ser propagada pela água. O comigo-ninguém-pode, tem belas folhas mescladas e raízes abundantes, além de ser muito bonitas de se apreciar através de um recipiente transparente com água.

A princípio, essa é uma espécie fácil de ser cultivada, porém é tóxica. Sendo assim, é preciso ter cautela ao fazer o manejo da planta e da água, que deve ser descartada com segurança no momento da troca.

Antúrio

Se você gosta de plantas que dão flores, o antúrio é uma das melhores opções de plantas de podem ser cultivadas na água. Além do mais, suas folhas são verdes e exuberantes, e ele é de fácil cultivo. Basta providenciar luz natural, adubações a cada 3 meses e podas sazonais.

Antúrio - Reprodução Canva
Plantas que podem ser cultivadas na água: conheça opções para ambientes internos. Foto: Canva Pro

Gostou de conhecer essas dicas?

Então, leia também essa matéria do Estadão, por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022!

Por fim, leia também: Conheça um adubo líquido super poderoso: apenas uma dose transforma as plantas

Especial MÊS DAS NOIVAS: BEM CASADO a MELHOR receita com MARCIA SIQUEIRA

Carregando comentários aguarde...
...