Anúncio

Pode plantar milho na lua minguante? Entenda sobre isso e veja algumas dicas de cultivo

Entenda como a lua pode influenciar no processo de plantio, e veja algumas dicas de cultivo do milho!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 16 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Está com dúvidas se é indicado plantar milho na lua minguante? Para entender melhor sobre isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar como as fases da lua podem influenciar no cultivo de plantas e apresentar alguns detalhes importantes sobre o cultivo do milho.

Continua depois da publicidade

Pode plantar milho na lua minguante? Entenda

A lua é uma grande influenciadora no processo de um plantio, assim como outros aspectos da Terra. Inclusive, para quem trabalha ou vive no campo, esse é um conhecimento passado de geração para geração.

Saber se pode plantar milho na luz minguante é importante, principalmente para o bom desenvolvimento da espécie. Quando a lua está nessa fase, a força que é exercida sobre a Terra é menor.

Continua depois da publicidade

Por conta dessa característica, existe o favorecimento das espécies que se desenvolvem dentro da terra. Durante a lua minguante, a planta que está germinando, assim como o enraizamento, demora mais para acontecer.

Pode plantar milho na lua minguante
Pode plantar milho na lua minguante? Entenda sobre isso e veja algumas dicas de cultivo. Foto: Canva Pro

Leia também: Como podar manjericão corretamente? Veja aqui dicas super práticas

Posso plantar milho na lua cheia

Quando a fase da lua é cheia, ela tende a exercer e influenciar mais as plantas, mas isso só acontece nos primeiros dias dessa fase lunar.

Uma das características nessa época é a encontrar a seiva em maior quantidade da planta.

Ou seja, a lua cheia é o melhor momento para colher o milho, assim como outras espécies, como o feijão.

Posso plantar milho na lua crescente

A lua crescente é o melhor momento para realizar o cultivo do milho. Afinal, nessa época, a seiva presente na estrutura da planta está em quase toda a sua composição, favorecendo o desenvolvimento.

Esse período também é favorável para realizar o plantio no solo arenoso, assim como a limpeza do ambiente. Além disso, é necessário aplicar o adubo, rejuvenescedor a plantação. Isso evita o surgimento de pragas.

Como plantar milho

O milho é uma espécie que exige bastante solo. Por esse motivo, o preparo do ambiente é essencial para o bom desenvolvimento da espécie.

Os agricultores costumam investir no solo fértil, rico em húmus de minhoca e bastante adubo orgânico. Além disso, o ambiente precisa possuir uma boa incidência solar.

Vale lembrar, que é importante respeitar a época recomendada para fazer o plantio da espécie, período entre outubro e dezembro.

Entretanto, os cultivos feitos em janeiro e abril, também possuem bons resultados, mesmo que a produção demore mais tempo.

Pode plantar milho na lua minguante
Pode plantar milho na lua minguante? Entenda sobre isso e veja algumas dicas de cultivo. Foto: Canva Pro

Afinal, essa espécie precisa de boa incidência solar, e com a proximidade do inverno, é comum que haja a diminuição do Sol. Vale ressaltar que o milho não gosta de temperaturas baixas.

É importante deixar o solo do milho sempre úmido. Nesse caso, se não houver grande incidência de chuvas na região, é necessário criar uma estrutura para regar o plantio.

Além disso, lembre-se que o solo precisa estar sempre úmido para o bom desenvolvimento da espécie, mas isso não significa que ele deve ficar encharcado.

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...