Anúncio

Pode plantar salsinha e cebolinha no mesmo vaso? Entenda o que pode acontecer

Entenda o que pode acontecer, se plantar ambas as plantas em um mesmo vaso!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Muito comum em nossa culinária, a salsinha e cebolinha são temperos essenciais para o nosso dia a dia. No entanto, muitas que desejam cultivar esses temperos em casa, ficam com dúvidas se devem ou não, plantar juntos em um mesmo vaso. Por isso, hoje 25 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim e Cia irá explicar deve ou não plantar salsinha e cebolinha no mesmo vaso.

Continua depois da publicidade

Saiba se pode ou não plantar cebolinha no mesmo vaso

Você pode ou não cultivar as plantas no mesmo vaso. Quando fizer o cultivo no mesmo vaso, chamam de plantas amigas ou plantas companheiras, pois tem perfis afins.

Da mesma forma, que você não deve fazer o cultivo no mesmo vaso, visto que essa plantas são chamadas de antagônicas. Saiba que elas recebem esse nome, devido ao fato de uma fazer mal à saúde da outra, prejudicando seu crescimento.

Continua depois da publicidade

No entanto, há algumas plantas não sofrem interferência nem positiva nem negativa quando colocadas para crescer com outras, são neutras.

Pode plantar salsinha e cebolinha no mesmo vaso
Pode plantar salsinha e cebolinha no mesmo vaso? Entenda o que pode acontecer. Foto: Canva Pro

Leia também: Vaso auto irrigável com garrafa pet: veja o passo a passo de como fazer

Confira abaixo se elas podem ou não ser cultivadas juntas

Assim, para não atrapalhar o desenvolvimento da sua planta ou para não matá-la, você precisa ter muito cuidado ao cultivar. Alguns cuidados já são óbvios, como regar, cuidar do solo, podar etc. Outros você precisa aprender, como por exemplo, qual planta cultivar junta ou não.

Desse jeito, fazer o cultivo de plantas semelhantes no mesmo vaso pode trazer inúmeros benefícios, como por exemplo, repelir insetos que podem danificar sua planta.

Caso você cultive duas plantas antagônicas juntas, elas podem acabar uma sugando o nutriente da outra. Isso porque muitas das vezes precisam dos mesmos nutrientes e acabam retirando todo e deixando a outra planta sem.

E a salsinha e a cebolinha? São companheiras?

A salsinha e cebolinha, apesar de vendidas juntas como o conhecido “cheiro verde”, são plantas antagônicas. Logo, a sugestão é não ter as duas no mesmo vaso. Isso porque elas são verdinhas e podem acabar competindo por nutrientes, prejudicando o crescimento da outra. Portanto, plante cada uma em um vaso.

Dessa forma, o recomendado é que se plante a salsinha sempre plantada sozinha. Pois ela não interfere só no crescimento da cebolinha caso sejam plantadas juntas, ela interfere no crescimento de outras de maneira geral.

Já a cebolinha, em conjunto com outras hortaliças, pode ser feito o cultivo juntas. Desde que não tenha seu crescimento prejudicado. Então, atente-se ao crescimento e se influenciar nele, retire-a e coloque em outro local para crescer melhor.

Pode plantar salsinha e cebolinha no mesmo vaso
Pode plantar salsinha e cebolinha no mesmo vaso? Entenda o que pode acontecer. Foto: Canva Pro

Informação extra

Por fim, a cebolinha é um ótimo repelente natural de insetos. Portanto, você pode tentar plantá-la junto à outra hortaliça que sofre com a incidência de insetos sobre ela.

Leia também: Vaso auto irrigável com garrafa pet: veja o passo a passo de como fazer

Carregando comentários aguarde...
...