Anúncio

Qual é a umidade ideal para colher soja? Faça um cultivo adequado

O cultivo soja é uma das atividades mais importantes entre as atividade agrícolas do país. Entenda melhor, sobre a importância do teor de umidade no período de colheita!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 10 de junho de 2022, por Michele Azevedo ─  Saber qual é a umidade ideal para colher soja, é importante para quem está em busca de bons resultados. Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar mais detalhes sobre o teor de umidade ideal para a soja durante a colheita, e como os seus valores podem impactar na qualidade dos grãos produzidos.

Continua depois da publicidade

Qual é a umidade ideal para colher soja? Entenda

A colheita da soja é uma das atividades mais importantes entre as produções agrícolas. Afinal, durante esse momento, o produtor tem acesso a recompensa por todo o tempo investido no cultivo da espécie.

Entretanto, como acontece em toda a produção da espécie, é necessário ter alguns cuidados durante a colheita. Entre as principais dúvidas nesse processo, destaca-se a seguinte: qual a umidade ideal para colher soja?

Continua depois da publicidade

O ponto ideal para a colheita dos grãos de soja é quando ela atinge a fase de maturação, ou seja, com umidade em torno de 14%. Os produtores devem colher o plantio após esse período, quando os grãos encontram-se em uma umidade entre 13% a 15%.

Umidade ideal colher soja
Qual é a umidade ideal para colher soja? Faça um cultivo adequado. Foto: Canva Pro

Leia também: Como reduzir perdas na colheita? Aprenda dicas infalíveis para ter bons resultados

Por que a soja é importante no agronegócio

No agronegócio, a soja é um dos grãos mais importantes, e vem ganhando cada vez mais destaque entre as lavouras pela rentabilidade. Por conta dessas características, a soja é importante para a economia brasileira.

Afinal, além de movimentar um grande número de agentes e organizações, ela gera empregos no setor primário e terciário. Esse tipo de cultivo também gera divisas para o Brasil, como a exportação da soja e de derivados.

Entre os principais desafios da produção, encontra-se manter a soja em ritmo crescente, aumentando os lucros e as oportunidades. Isso não significa aumentar a área de produção, mas sim a produtividade da área em que ela já é plantada.

Colheita da soja

O momento da colheita é importante para qualquer produtor brasileiro. Entretanto, no caso da soja, é necessário ter alguns cuidados para diminuir o risco de perdas da lavoura. Lembre-se que o procedimento deve ser o mais facilitador possível.

O melhor momento para iniciar a colheita da soja é quando ela possui, aproximadamente, 95% das vagens maduras. E, como citado anteriormente, essa taxa deve estar associada aos 13% a 15% de umidade.

Quando os grãos ainda estão com um alto índice de umidade, o processo de colheita acaba sendo impedido, gerando leves danos aos mecanismos. Para evitar que esse tipo de problema aconteça, existe, então, uma prática muito usada entre os produtores, também conhecida como dessecação.

O que é a dessecação

Os produtores devem, portanto, planejar muito bem a técnica de dessecação, levando em consideração o clima e o estágio da soja.

Os produtores devem evitar longos períodos de chuva após a dessecação, assim como no momento em que a soja estiver pronta para a colheita.

O melhor momento para realizar a dessecação é quando a soja se encontra na maturidade fisiológica, ou seja, estão com 75% das vagens amarelas.

Umidade ideal colher soja
Qual é a umidade ideal para colher soja? Faça um cultivo adequado. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim?

Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...