Anúncio

Quanto tempo demora para florescer uma violeta? Veja dicas importantes de cultivo

Saiba algumas características sobre o florescimento das violetas e aprenda a cultivá-la da maneira correta!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 24 de maio de 2022, por Lorena Rogenski ─ Está pensando em cultivar violetas em sua casa, mas está com dúvidas sobre o manejo? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar quanto tempo demora para florescer uma violeta, e algumas técnicas de manejo que são importantes para essa espécie. Isso porque, o cultivo de violetas exige alguns cuidados específicos com o solo e com a planta, para que se tenha um bom crescimento e desenvolvimento.

Continua depois da publicidade

Quanto tempo demora para florescer uma violeta

A princípio, a Violeta é uma espécie de flor que embeleza qualquer jardim. Por isso, muitos jardineiros costumam cultivá-la como a finalidade de decorar jardins e canteiros. Entre as principais dúvidas no cultivo dessa espécie, o tempo que demora para florescer uma violeta é mais comum.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que essa espécie apresenta bom desenvolvimento em quase todas as regiões, sendo razoavelmente fácil de cuidar. Em relação ao florescimento, está diretamente ligado aos cuidados específicos que ela precisa.

Um dos elementos que mais influenciam no desenvolvimento da espécie, é a incidência da luz solar. Isso porque, a violeta é uma flor que floresce o ano todo, mas é mais intensa durante a época de verão.

Quanto tempo demora para florescer uma violeta
Quanto tempo demora para florescer uma violeta? Veja dicas importantes de cultivo. Foto: Canva Pro

Leia também: Flor que parece uma estrela? Conheça essa belezura e confira dicas de cultivo

Ambiente e luminosidade para florescer a violeta

Alguns jardineiros têm dificuldades no florescimento da violeta. O problema disso acontecer pode estar diretamente relacionado ao ambiente do cultivo, assim como a luminosidade que não é suficiente.

Essa é uma espécie que precisa de muita luz solar para florescer, mas ela não suporta o Sol direto. Nesse caso, é necessário escolher um vaso com cuidado, mantendo-o em um ambiente fresco e bem iluminado.

Além disso, é importante deixar o vaso em áreas internas e de preferência que seja próximas de janelas mais luminosas da residência. Contudo, lembre-se de sempre mantê-la protegida da incidência da luz solar direta.

Preparando o vaso

Para iniciar ao cultivo da violeta, os jardineiros precisam preparar o vaso. Para isso, é importante criar uma mistura com os seguintes elementos que vão ajudar a florescer:

  • ⅓ de terra de jardim;
  • ⅓ de terra vegetal;
  • Mesma quantidade de areia.

Essa mistura é importante para reter água por muito mais tempo, sem prejudicar as raízes da espécie.

Se notar a presença de insetos esbranquiçados no ambiente, significa que a violeta está com pragas. Nesse caso, use um cotonete para retirá-las do local, ou utilize um inseticida natural. Além disso, saiba que é importante repetir esse procedimento uma vez por semana em um mês.

Temperatura para florescer

A temperatura do ambiente também influencia no desenvolvimento saudável das violetas. É importante escolher um local em que a temperatura seja equilibrada durante o dia e a noite.

Para manter a violeta saudável, evite locais com temperaturas acima de 30°C. Por outro lado, durante a noite, os ambientes com temperaturas abaixo de 21°C também atrapalham o seu desenvolvimento.

Irrigação

As regas geram muitas dúvidas entre os jardineiros da violeta. Assim, quando esse processo é muito frequente, ela se torna mais vulnerável a fungos e podem levar ao apodrecimento da espécie.

Aliás, uma dica muito importante é mantê-la com o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. A violeta é uma espécie muito sensível, ou seja, quando os jardineiros exageram nas regas, ela pode morrer e não florescer.

Quanto tempo demora para florescer uma violeta
Quanto tempo demora para florescer uma violeta? Veja dicas importantes de cultivo. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...