Anúncio

Que tal uma horta em caixa de madeira? Saiba como fazer e tenha bons resultados

Veja dicas para fazer uma horta incrível em sua casa, utilizando madeiras que podem ser reaproveitadas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 02 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Possui caixotes de madeira ou pallets em sua casa e está pensando em jogar fora? Para reaproveitar esse material, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a fazer uma horta em caixa de madeira, que oferece um resultado muito bom durante o cultivo e pode ser feito de acordo com o tamanho do seu ambiente. Veja abaixo, algumas técnicas que são fáceis e que não necessitam gastar muito para ter bons resultados.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer uma horta em caixa de madeira

Considerado prático e fácil e de fazer, preparar uma horta de madeira necessita de alguns materiais para realizar a construção da maneira correta. Sendo assim, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Caixas ou pallets de madeira;
  • Pregos;
  • Martelo;
  • Lona grossa (90 x 80 cm).

No caso das caixas (ou pallets), devem ser desmontadas para ser feito uma nova caixa de acordo com o espaço que você tem disponível. Nesse caso, você utilizar ripas nos cantos para dar mais sustentação e pregar de um lado e de outro para fixar as laterais de cada lado da caixa.

Continua depois da publicidade

Em seguida, coloque a lona dentro da caixa e faça alguns furos na parte inferior para a drenagem da terra, lembre-se que os furos devem atravessar a lona e a madeira, se preferir você pode pregar a lona nos cantos da caixa para ter uma melhor sustentação.

Feito isso, coque uma fina camada de pedra no fundo ou algum outro material para ajudar na drenagem. Aos poucos coloque o substrato e ajuste o plástico dos dois lados e encha mantendo uma borda superior 2 cm de plástico. Dessa maneira, você não irá exceder a capacidade da caixa que você fabricou.

Horta caixa de madeira
Que tal uma horta em caixa de madeira? Saiba como fazer e tenha bons resultados. Foto: Canva Pro

Leia também: Aprenda a cultivar de girassol anão: uma flor perfeita para decorar o seu jardim

Para produzir mudas em caixotes

Vale ressaltar que esta horta em caixa de madeira pode ser feita a partir de caixotes onde são transportados frutas e verduras. Assim como, é possível reutilizar copos descartáveis ou fazer pequenos caixotes para essa finalidade.

A princípio, nem todas as culturas precisam fazer mudas. Portanto, antes de iniciar o cultivo, pesquise se sua cultura necessitada desse tipo de procedimento.

Para realizar o plantio, cave uma linha de plantio no substrato e coloque as sementes a com uma profundidade cerca de 3 vezes o seu tamanho, sendo que cada espaço reservado deve conter de 2 a 3 sementes.

Além disso, saiba que a distância entre uma semente e outra deve ser de 3 dedos entre plantas e 4 dedos entre linhas de plantio, usando uma fina camada de cascas de frutas ou materiais orgânicos (exceto cascas de frutas cítricas).

Feito todos esses procedimentos e tomados todos os cuidados, as mudas irão crescer de 3 a 4 folhas fixas, sendo necessário transplantá-las para canteiros fixos.

Jardim Vertical

Essa é definitivamente a melhor opção de horta em caixa de madeira, para quem vive em apartamento ou deseja criar um jardim mais moderno.

Saiba que esse modelo de jardim aproveita o espaço nas paredes e podem ser realizadas diversas formas de construção em madeira, desde os tradicionais escalonamentos, escadas, cavaletes e outros suportes que suportam uma variedade de plantas e vasos. Além disso, esse formato de jardim também cria um ambiente confortável e versátil.

Canteiro de madeira

Essa sugestão  é para quem tem um espaço grande, muito parecido com o uso de um caixote. Nesse caso, é possível construir os canteiros com diversos tipos de madeira e direto no chão, criando uma versatilidade para cultivar diversas hortaliças diferentes.

Horta caixa de madeira
Que tal uma horta em caixa de madeira? Saiba como fazer e tenha bons resultados. Foto: Canva Pro

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...